Hospital inaugura 60 novos leitos para Covid-19 em Porto Alegre

Novos leitos estão prontos para receber pacientes confirmados de Covid-19 em Porto Alegre. Foram inaugurados, na manhã desta segunda-feira (15), 60 novos leitos de média complexidade no Hospital Independência, na zona Leste.

No hospital, foi construído um anexo em tempo recorde. O prédio ficou pronto em 30 dias e é uma parceria dos grupos Gerdau, Ipiranga, Zaffari e Hospital Moinhos de Vento. Com investimento de R$ 10,4 milhões, a estrutura será entregue à rede pública de saúde e ficará com um legado para a cidade. A operação será 100% destinada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e administrada pela Rede de Saúde Divina Previdência.

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Porto Alegre aumentou o número de leitos disponíveis na cidade. Além das vagas entregues no Hospital Independência, houve incremento de 40 em UTI no Hospital de Clínicas, 18 de UTI no Hospital Cristo Redentor e 66 leitos clínicos no Hospital Vila Nova.

Os primeiros pacientes em fase final de tratamento, que tiveram alta de unidades de terapias intensivas de outros hospitais, chegam nesta segunda-feira ao Centro de Tratamento de Covid-19. O secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, disse que a unidade no Hospital Independência dá fôlego à rede e chega no momento certo, liberando os leitos de alta complexidade.

Para o diretor-técnico do Hospital Independência, Angelo Giugliani Chaves, além da importância dos leitos de retaguarda neste momento de pandemia, eles irão qualificar ainda mais o atendimento de ortopedia e traumatologia, que é a especialidade da casa de saúde. “Reduzimos a fila de espera de consultas por ortopedia geral”, observa o médico.

O gerente executivo comercial Sul da Ipiranga, Márcio Burtet, falou em nome dos parceiros e ressaltou a obra inovadora. “O primeiro legado que deixamos para Porto Alegre é o comprometimento de todos pelo mesmo propósito. O segundo é o anexo”, salienta. Além dos 60 leitos, a unidade conta com sanitários, posto de enfermagem, salas de serviços, farmácia, rouparia, copa e área técnica, além de uma rampa que faz a integração da nova unidade ao primeiro pavimento do hospital.