Em menos de 12 horas chove cerca de 70 milímetros em Porto Alegre

Em menos de 12 horas chove cerca de 70 milímetros em Porto Alegre

Em menos de 12 horas choveu cerca de 70 milímetros em Porto Alegre, mais da metade da média histórica para todo mês de junho, que é de 134 milímetros, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com a Defesa Civil do Município, o grande volume, em pouco tempo, provocou acúmulo de água em vários pontos da cidade.

Equipes das secretarias municipais de Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Defesa Civil, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalham no atendimento a ocorrências, limpeza e desobstrução de ruas. Qualquer emergência ligue para 199 da Defesa Civil.

Os principais problemas por alagamento foram registrados ao longo da manhã desta terça (30) nos extremos da cidade. Na zona Norte, o arroio Sarandi transbordou após a chuva forte da noite e madrugada desta terça-feira. A avenida Sarandi e a rua Zeferino Dias foram alagadas pela água.

Já na zona Sul, também houve problemas de alagamentos após o transbordamento do Arroio Capivara. A avenida Comendador Castro com Tramandaí foi totalmente bloqueada nas primeiras horas do dia. O Arroio Capivara ficou obstruído por troncos e entulhos, descartados irregularmente nas ruas e nas margens. O mesmo foi verificado no Arroio Sarandi, na zona Norte, que precisou de dragagem em alguns trechos.

Descarte irregular de resíduos

De acordo com a prefeitura, o auxílio da população é essencial para diminuir os problemas em dias de chuva. Mesmo que as equipes realizem limpezas periódicas de remoção de resíduos, com o alto volume de chuva, todo o lixo jogado irregularmente pelos moradores nas ruas ou margens dos arroios, obstruem as canalizações e valas, impedindo o escoamento natural das águas.

Denúncias de descarte irregular de resíduos podem ser feitas por meio do telefone 156. Solicitações de manutenção e serviços pluviais também podem ser realizadas através do 156, opção 2.