Em Belém, manifestantes são detidos por provocar aglomeração

Em Belém, policiais militares detiveram dezenas de pessoas que participavam de uma manifestação contra o governo federal e contra o racismo. Nas redes sociais, participantes do ato, que começou por volta das 9h no Mercado de São Brás, diziam que cerc...

Em Belém, policiais militares detiveram dezenas de pessoas que participavam de uma manifestação contra o governo federal e contra o racismo. Nas redes sociais, participantes do ato, que começou por volta das 9h no Mercado de São Brás, diziam que cerca de 30 pessoas foram detidas, mas a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social informou que 112 pessoas foram conduzidas à Seccional da Cremação para prestar depoimento. São 96 adultos e 16 adolescentes – parte deles portava material proibido, parte foi detida apenas por desrespeitar a regra de distanciamento social

Segundo a secretaria, o aparato policial registrado em diversos vídeos compartilhados nas redes sociais atuou em cumprimento ao Decreto Estadual n° 800, que proíbe a aglomeração de grupos com mais de dez pessoas. A medida foi adotada no fim de maio, como forma de evitar a propagação da covid-19.

Ainda de acordo com a pasta, algumas pessoas abordadas portavam materiais explosivos, máscaras, rojões, spray para pichação, escudos, produtos inflamáveis, além de faca, trouxinhas (pacotes) com pólvora, balaclava (touca ninja) e máscaras que escondiam os rostos, impedindo que fossem identificadas.

Os detidos foram conduzidos à delegacia para prestar depoimento e liberados em seguida. Não houve registros de incidentes durante a manifestação.

*Matéria alterada às 16h05 de hoje (7) para atualização de informações