Coronavírus: pesquisa sobre Covid-19 no RS inicia nova série de testes rápidos

A pesquisa que busca estimar o número de pessoas que já contraíram o coronavírus no Rio Grande do Sul terá neste final de semana a quinta etapa de testes rápidos e entrevistas.

Encomendado pelo governo do Estado, o estudo da UFPel (Universidade Federal de Pelotas) mapeia os casos da doença e acompanha a velocidade de disseminação do contágio entre os gaúchos.

Nesta sexta-feira (26) a Defesa Civil do Rio Grande do Sul notificou por SMS as pessoas cadastradas sobre o estudo. “Em 27, 28 e 29 de junho, pesquisadores devidamente identificados, realizarão entrevista e teste rápido para o detectar o coronavírus”, diz a mensagem.

Os entrevistadores são profissionais voluntários da área de saúde. Eles têm o cartão de identificação do estudo e usam equipamentos de proteção individual (EPIs): máscaras, aventais, sapatilhas, luvas e óculos de proteção.

Assim como nas rodadas anteriores, a partir deste sábado (27/) serão testadas 4.500 pessoas nas nove cidades selecionadas: Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Passo Fundo e Caxias do Sul.

Serão visitados 500 domicílios em cada uma das cidades até a próxima segunda-feira. A pesquisa Epicovid19-RS segue o mesmo funcionamento das etapas anteriores. A diferença está no intervalo entre as rodadas de testes e entrevistas, que será definido de acordo com o monitoramento da prevalência da Covid-19 no Estado.

Como os números mais recentes indicam percentuais inferiores a 0,5%, o cronograma para a nova série prevê intervalo de quatro semanas: a quinta etapa ocorre neste final de semana, de 27 a 29 de junho; a sexta etapa deve acontecer de 25 a 27 de julho; a sétima, de 22 a 24 de agosto, e a oitava, de 26 a 28 de setembro.

“Caso a prevalência aumente, vamos diminuir o intervalo entre as etapas. Se a proporção de casos ficar acima de 1%, o intervalo passa a ser de três semanas; se ultrapassar 5%, reduzimos para duas semanas”, explica o reitor da UFPel e coordenador-geral da pesquisa, Pedro Hallal.

Sorteio

Em cada município, a seleção das residências e dos moradores que farão o teste ocorre por meio de um sorteio aleatório. “Utilizando os setores censitários do IBGE como base”, afirmou o governo do Estado.

Para a realização do exame, os entrevistadores coletam uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que é analisada pelo aparelho de testes em 15 minutos.

Enquanto aguarda o resultado, o participante responde a perguntas. “Sobre sintomas da Covid-19 nas últimas semanas, busca por assistência médica e rotina em relação a medidas de prevenção e isolamento social.”