Coronavírus: Ministério Público realiza vistoria na rodoviária de Porto Alegre

O Ministério Público realizou, na manhã desta terça-feira (16), uma vistoria na Estação Rodoviária de Porto Alegre.  O objetivo da ação, determinada pela promotora de Justiça Débora Menegat, foi verificar, por amostragem, a atenção às medidas de prevenção ao novo coronavírus e enfrentamento à pandemia.

“Em especial com relação à lotação dos veículos do transporte intermunicipal e interestadual, que deve ser de, no máximo 50% [janelas e corredor], no transporte intermunicipal comum; 50% nas janelas e 25% no corredor, no transporte metropolitano ou intermunicipal; e 50% de assentos ocupados, no transporte interestadual”, disse a nota do Ministério Público.

Segundo o Ministério Público, a fiscalização encontrou apenas dois apontamentos com irregularidades. Em um dos guichês de venda de bilhetes, apesar de protegida, a funcionária não estava utilizando a máscara de forma adequada. Além disso, algumas empresas não faziam a medição da temperatura dos passageiros, o que ocorreu nas linhas Porto Alegre-General Câmara e Porto Alegre-Montenegro.

A vistoria foi realizada pelo Ministério Público em conjunto com representantes do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Secretaria Municipal de Segurança, Guarda Municipal, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e outros órgãos.

Cuidados

Dentre os pontos observados na vistoria, destacam-se também a observância, pelas empresas operadoras do transporte, do distanciamento interpessoal mínimo de dois metros, a fim de evitar a formação de aglomerações de pessoas no embarque; o uso de máscaras de proteção facial no ingresso e permanência nos veículos; condições de higienização dos coletivos; disponibilização de álcool em gel 70%; se são mantidas as janelas e alçapões de teto abertos para manter o ambiente arejado, sempre que possível; se está afixado em local visível aos clientes e funcionários informações sanitárias sobre higienização e cuidados para a prevenção à Covid-19.