Tempo: próximos dias serão de chuvas intensas e temperaturas amenas no RS

O boletim meteorológico semanal, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, a Emater-RS e o Irga, foi divulgado nesta quinta-feira (21).  De acordo com o relatório, a chuva dos próximos dias deve amenizar a estiagem no Rio Grande do Sul.

Entre a quinta e o sábado (23), a propagação de uma frente fria vai gerar grandes áreas de instabilidade, que provocarão chuva intensa na maioria das regiões do Estado.

“Com altos volumes acumulados e temporais associados com fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo”, adverte o boletim.

No domingo, a nebulosidade ainda vai predominar, com pancadas de chuva em todo o Estado, mas, ao longo do dia, o tempo ficará seco na Metade Oeste.

Na segunda e terça-feira (26), ainda ocorrerão pancadas de chuva na Metade Leste, com tempo firme e temperaturas amenas no restante do Estado.

Na quarta, o ingresso de uma massa de ar seco e frio afastará a nebulosidade e provocará o declínio das temperaturas.

Os volumes previstos para os próximos sete dias deverão amenizar a condição de estiagem na maior parte do Rio Grande do Sul e os valores deverão ser inferiores a 50 mm somente nos Campos de Cima da Serra. No restante do Estado, os totais esperados deverão oscilar entre 70 e 90 mm na maioria dos municípios.

Na Região Central, Serra do Sudeste e na Zona Sul, os volumes deverão superar 100 mm, podendo alcançar 150 mm em algumas localidades, segundo boletim.