Safira registra crescimento de 124% em vendas no site durante isolamento social

Marca vai implementar plataforma digital integrada em lojas físicas.

Atuando há 70 anos no mercado do segmento de joias, relógios e óculos, a Safira atingiu um aumento significativo de vendas online desde o início da pandemia. Antes do isolamento social, o e-commerce da marca representava de 3% a 5% de vendas totais e tinha um registro de crescimento de 42%. No período da campanha de Dia das Mães deste ano, mais que dobrou o número de transações pelo site, que aumentaram 124% com relação ao mesmo ciclo no ano anterior.

Com 12 pontos de venda físicos, no período de vendas para o Dia das Mães, a Safira contou com uma loja aberta em Pelotas e duas em Canoas, cidades que tinham autorizado a reabertura. Ainda assim, as compras pelo site representaram 47% do total. Os dados mostram que 87% das vendas no e-commerce foram realizadas no estado do Rio Grande do Sul, sendo que 68% na capital gaúcha. No quesito gênero, 51,8% foram feitas por mulheres e 48,1% por homens. Os números também foram significativos entre adultos jovens, 32% tinham entre 25 a 34 anos.

Entres os presentes escolhidos fizeram sucesso acessórios como Pingentes, Brincos e Gargantilhas, tanto de ouro como prata. O destaque foram os pingentes de bonequinhos, que representam os filhos, meninas e meninos, e pets, como gato e cachorro.

Com intuito de aumentar a visibilidade da marca no digital, a Safira também trouxe uma novidade para a última campanha, com posts interativos via mobile advertising, que interagem com os sentidos do consumidor. A peça publicitária inovadora foi a primeira a ser criada para o mercado brasileiro pela empresa global Adludio – que tem sede em Londres e já trabalhou para marcas como Nike, Chanel e Estée Lauder, Parker e Cartier.

Com os bons resultados nas vendas online, Luiz Lichtman, diretor da Safira, conta que vai implementar uma plataforma digital integrada nas demais lojas físicas. O objetivo é oferecer, aos clientes e equipe, uma comunicação mais estruturada e organizada por meio dos canais digitais. A solução moderna vai integrar atendimentos feitos via WhatsApp, Facebook Messenger, Chat e E-mail, que hoje são respondidos de forma individual e sem acompanhamento.

A plataforma terá acesso ao banco de dados e as imagens de produtos do site da Safira. Ou seja, é um integrador de informações para que a equipe de vendas possa interagir à distância e de forma ágil, quando o cliente entrar em contato. Todas as conversas terão históricos registrados para o monitoramento dos gerentes. A expectativa é que 20% das vendas nos pontos de venda aconteçam de forma online.

“A Safira já tem um bom relacionamento com os clientes e agora vamos inovar e digitalizar isso. Queremos facilitar a comunicação com o cliente e oferecer mais uma opção para que parte das vendas das lojas físicas também ocorram de forma online. Através da plataforma, vamos otimizar o ponto de contato para que o cliente receba um retorno mais efetivo”, explica o diretor.