Rio Grande do Sul registra primeira temperatura negativa do ano

Até agora, o Estado havia registrado sensação térmica negativa, mas sem mínima registrada no termômetro. O tempo frio nas primeiras horas da manhã é causado pela atuação de uma massa de ar polar.

O Rio Grande do Sul registrou, nesta sexta-feira (15), a primeira temperatura abaixo de zero em 2020. Até agora, o Estado havia registrado sensação térmica negativa, mas sem mínima registrada no termômetro. O tempo frio nas primeiras horas da manhã é causado pela atuação de uma massa de ar polar.

Conforme o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a menor temperatura do ano até agora foi registrada em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra. Fez -0,3°C, de acordo com o registro oficial. Importante destacar que outras regiões já podem ter registrado temperaturas negativas, mas o que vale para registro são as estações do Instituto.

Com a temperatura no termômetro zerada, a sensação térmica foi de ainda mais frio na cidade. Ela foi estimada, por volta das 6h da manhã, em -6,9°C. Outra cidade que teve muito frio foi São José dos Ausentes. Embora a cidade registrasse 1°C positivo no termômetro, o frio sentido pelo corpo humano foi estimado em -5,8°C. A cidade teve registro de geada, com campos brancos.

Outro município com o mesmo padrão foi Dom Pedrito, na Campanha. Fez 1°C positivo, mas com sensação de -3,1°C. Quaraí e Santa Vitória do Palmar tiveram também temperatura positiva, mas o frio sentido pelo corpo humano foi calculado em -2°C.