Retomada das aulas no RS ocorrerá por etapas, com início já na próxima segunda

O governador Eduardo Leite comunicou na tarde desta quarta-feira (27) como será a retomada das aulas, paralisadas por causa da pandemia de coronavírus.

O retorno das atividades escolares no Rio Grande do Sul irá ocorrer de forma remota a partir do dia 1º de junho para as instituições públicas e privadas de ensino.

De acordo com o governador, o calendário terá cinco etapas, com o início já na próxima segunda-feira, de forma virtual. “Prioridade é fortalecer as aulas remotas e a aprendizagem em casa”, ressaltou.

Na etapa 2, dia 15 de junho, começam aulas práticas essenciais para conclusão de curso no Ensino Superior, pós-graduações e técnicos, além de profissionalizantes, de idiomas, artes e similares.

As atividades que devem integrar a Etapa 3 ainda não estão definidas, início dia 1º de julho (mas depende do cenário da doença). O governo do Estado trabalha com alguns cenários possíveis.

Segundo Leite, um deles é retorno prioritário das aulas presenciais nas escolas de ensino infantil. Um segundo cenário seria o retorno do ensino infantil, ensino fundamental e o terceiro do Ensino Médio.

[jnews_block_28 include_post=”184280″]

Para o retorno às aulas presenciais está prevista separação de 1,5 metro entre alunos com máscara. Sem a proteção, a distância entre as mesas sobe para dois metros.

As definições da Etapa 4 serão divulgadas em 1º de julho. Já sobre a Etapa 5 as definições serão divulgadas em 3 de agosto.