MP sugere adoção de bandeira preta em município gaúcho após surto de Covid-19

O Ministério Público (MP-RS) já tem notícia de oito casos confirmados e mais de vinte suspeitos.. Cidade tem 2.200 habitantes.

Foi identificado um surto de Covid-19 na Unidade Básica de Saúde localizada no Centro da cidade de Benjamin Constant do Sul, no Norte do Estado. O Ministério Público (MP-RS) já tem notícia de oito casos confirmados e mais de vinte suspeitos.

Uma reunião realizada pelo Gabinete de Crise instalado pela prefeitura do município discutiu as medidas a serem tomadas a partir da constatação. O número de infectados é considerado alto para o município, que tem pouco mais de 2.200 habitantes.

Bandeira preta pelo decreto estadual

Na impossibilidade de detectar a origem do surto, a orientação do promotor de Justiça Adriano Luís de Araújo foi para que sejam implementadas, por um prazo de 15 dias, medidas mais rígidas de isolamento social, ou seja, regras análogas aos parâmetros adotados para a classificação de bandeira preta pelo decreto estadual. O decreto do município já está publicado.

O promotor ressalta que “O Ministério Público entendeu necessário sugerir a adoção dos parâmetros da bandeira preta em defesa da vida da população, a partir do momento em que o Município identificou o surto de Covid-19 em ambiente público, não tendo sido possível apurar a sequência e a origem das contaminações, e, além disso, ficou desprovido de parcela considerável de seu grupo de trabalho na Unidade de Saúde. Nessa situação, tornou-se necessária a adoção de medida rígida e imediata para conter a circulação do vírus e preservar a saúde dos moradores da cidade”.