Morre aos 95 anos, o presidente do Conselho Consultivo do Grupo Todeschini

Morre aos 95 anos, o presidente do Conselho Consultivo do Grupo Todeschini

O empresário José Eugênio Farina, presidente do Conselho Consultivo do Grupo Todeschini, morreu nesta quarta-feira (27), aos 95 anos, vítima de um AVC. A empresa, autoridades políticas e empresariais de Bento Gonçalves, cidade natal de Farina, lamentaram a perda. Farina foi fundador da Todeschini.

A Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) divulgou uma nota de pesar, onde afirma que a comunidade bento-gonçalvense e o setor moveleiro nacional perderam nesta quarta-feira, um dos empresários mais reconhecidos do País, “seja pelo empreendedorismo, seja pela integridade”.

O prefeito de Bento, Guilherme Pasin lamentou o falecimento e reforçou a importância da atuação empreendedora. “Com grande pesar recebi a informação do falecimento do empresário José Eugênio Farina. Geninho deixa um legado de contribuições com o desenvolvimento do município e região, evidenciando o empreendedorismo, liderança, trabalho e respeito a todos. Os sentimentos aos familiares e amigos. Nossa cidade perde não somente um empreendedor, mas uma figura singular em nossa história”, disse.

Biografia

Natural de Bento Gonçalves, iniciou sua vida profissional com 12 anos, como balconista de uma farmácia. Ao longo dos anos, trabalhou num armazém de secos e molhados, como balconista numa agência de automóveis até chegar ao cargo de diretor na Metalúrgica Bento Gonçalves e na Farina S/A, respectivamente.

Em 1971, ele adquiriu ações da Todeschini S/A, reconhecida como uma das mais proeminentes fabricantes de acordeões da América Latina. Após um incêndio que destruiu todas as instalações, iniciou uma caminhada rumo ao desenvolvimento e crescimento do mercado moveleiro brasileiro. Iniciava-se a fabricação de móveis componíveis. Atualmente, a Todeschini S/A é uma das maiores empresas do setor moveleiro, reconhecida internacionalmente.