Justiça derruba liminar que restringia operações do Airbnb em Gramado

A Justiça derrubou uma liminar movida pela prefeitura de Gramado que impedia o Airbnb de realizar reservas ou locações de acomodações no município devido à pandemia do coronavírus.

O Airbnb informou que todas as iniciativas pela segurança durante a pandemia são bem-vindas. A empresa também anunciou recentemente em todo o mundo um Programa Avançado de Limpeza. “Inclui o primeiro protocolo padronizado e abrangente de higienização no setor de compartilhamento de acomodações.”

Nota da assessoria do Airbnb:

  • A iniciativa, que é global e visa apoiar anfitriões e hóspedes para o futuro das viagens, com foco na saúde e no bem-estar da comunidade, inclui o primeiro Protocolo de Higienização padronizado e abrangente no setor de compartilhamento de acomodações, desenvolvido com orientação de autoridades sanitárias e em parceria com especialistas em hospitalidade e higiene médica.
  • Esse protocolo, que estará disponível para todos os anfitriões do Airbnb, vai incluir informações específicas sobre a prevenção à COVID-19, como o uso de equipamentos de proteção individual para os anfitriões e seus assistentes, além de produtos de limpeza certificados por autoridades sanitárias.
  • Também será necessário um período de 24 horas após a última estadia antes de o hóspede entrar na acomodação para evitar eventuais riscos de contaminação. E os anfitriões que não puderem se comprometer com o Protocolo de Higienização poderão optar por um novo recurso chamado Intervalo entre Reservas, que estabelece um período maior, de 72 horas, entre o fim de uma reserva e o início de outra. Esse intervalo é baseado em recomendações de especialistas aplicadas em outro programa do Airbnb, que já ofereceu mais de 200 mil estadias a profissionais de saúde na linha de frente do combate à COVID-19 em diversos países do mundo, como Alemanha, Colômbia, Espanha, Itália e México.
  • Dessa forma, o Airbnb reforça que esse programa, que já está pronto para implementação, está alinhado com os objetivos da Prefeitura e, contará com todo o suporte técnico do Airbnb para os anfitriões de Gramado, assim como nas demais cidades brasileiras.