Empresa sugere jardinagem para bem-estar em família

Empresa sugere jardinagem para bem-estar em família

Diversas são as atividades de jardinagem podem ser realizadas no pátio de casa ou mesmo dentro de um apartamento e permitem que as famílias se conectem ainda mais por meio da natureza. Especialmente nesse momento atípico no mundo, em que a recomendação é ficar em casa, a Stihl lançou o vídeo “Compartilhar Amor Aproxima”. Conta as histórias das paisagistas Gabriela Pileggi e Lúcia Borges com suas mães e da engenheira agrônoma Vânia Chassot com o filho. O vídeo foi criado para comemorar o Dia das Mães e já está disponível no canal da marca no YouTube e demais redes sociais.

“O sentimento materno impulsiona diversos ensinamentos e aprendizados, além de momentos que marcam para sempre nossa vida. Queremos destacar o quanto a jardinagem e o contato com a natureza pode ser marcante nessa relação, gerando memórias únicas. Pois nosso objetivo na STIHL objetivo é justamente valorizar essas experiências, oferecendo equipamentos que permitam um jardinar com tecnologia e sustentabilidade”, afirma o gerente de marketing, Rafael Zanoni.

Vânia Chassot, que também é consultora do portal Jardim das Ideias Stilhl, indica tarefas, das mais simples às mais criativas, e dá dicas para jardinar entre mães e filhos. Segundo ela, a limpeza do jardim é um bom começo: “Podem ser criadas dinâmicas para execução de atividades em conjunto, criando até mesmo um check list”. Dentro desta lista, não podem ficar de fora a rega, o recolhimento de folhas secas, a poda e o controle de pragas.

As etapas da escolha das espécies, do preparo da terra e do plantio também são um ótimo hobby para desenvolver em conjunto, pois remetem ao embelezamento do ambiente comum, contribuindo para a ideia de pertencimento ao lugar. Nesse sentido, é importante atentar para como o cuidado destas plantas cabem no dia a dia da família. “Há pessoas que preferem plantas que necessitam de regas regulares, pois assim conseguem incluir na sua rotina a tarefa, outras adaptam-se melhor a espécies que exigem pouca água, pois exigem menos tempo de atenção”, ressalta a engenheira agrônoma. Além disto, os aromas selecionados podem marcar esses momentos, gerando histórias e lembranças familiares.

Para aqueles que vivem em apartamento ou que não possuem espaço verde, a dica é a criação de floreiras ou hortas verticais. É possível construí-las de forma sustentável com o reaproveitamento de garrafas pet. A horta além de envolver a mães e filhos com a construção e o cuidado, é um meio de aproximação com a prática da jardinagem para quem não a tem como hábito, já que se pode enxergar a utilidade na cozinha. Caso os filhos sejam crianças, é possível aproveitar para ensinar quais são as espécies presentes na horta e para que servem – e, para isso, basta criar plaquinhas com os nomes para decoração.