Distanciamento Controlado: Eduardo Leite diz que será criado um comitê técnico

Após uma semana com o Distanciamento Controlado em vigor, o governador Eduardo Leite afirmou nesta segunda-feira (18) que será criado um comitê técnico, com participação de especialistas.

Segundo Leitepara fazer um acompanhamento semanal dos critérios que determinam a cor das bandeiras e o respectivo nível de restrição.

“É um modelo aberto, inovador e inédito, por isso, será analisado constantemente a partir da sua implementação. Estamos recebendo análises, sugestões e críticas. Mas faremos qualquer alteração somente mediante análise criteriosa com base científica. É por isso que estamos constituindo um novo comitê técnico específico para analisar e acompanhar o Distanciamento Controlado”, anunciou Leite durante a transmissão diária de atualização sobre o enfrentamento ao coronavírus no Estado.

Ainda em estruturação, essa equipe será ouvida, assim como os demais comitês já criados para subsidiar as decisões do Gabinete de Crise, sempre seguindo dados e informações de base científica. “Nada vai ser feita com motivação política, por pressão ou por demanda específica de um setor ou segmento”, reforçou o governador.

Com a análise da evolução de casos de Covid-19 e da situação de leitos no Estado da última semana, como divulgado no sábado (16),  as 20 regiões do território gaúcho ficaram com bandeiras amarelas ou laranjas.

Em relação à semana anterior, houve duas mudanças: a região de Lajeado, que estava na bandeira vermelha, passou para a laranja, e a região de Uruguaiana, que estava classificada como amarela, passou para a laranja.