Covid-19 provoca queda de 40,47% no transporte de cargas

O Departamento de Custos Operacionais da NTC&Logística (Decope) divulgou um levantamento sobre os impactos causados pela pandemia de coronavírus (Covid-19) no transporte de cargas no Brasil. O estudo apontou uma retração de 40,47% da demanda geral após as medidas de isolamento.

A pesquisa, que vem sendo realizada desde a instalação da crise, em março, com empresas de transporte de cargas de diversos tamanhos e segmentos, aponta que as medidas de restrição, que atingem o consumo geral da população com o fechamento de serviços não essenciais, vem trazendo consequências para o transporte de cargas. Na primeira semana, de 16 a 23 de março, o estudo apontou queda de 26,1%. O índice negativo saltou para 40,5%, no período de 4 a 10 de maio.

Houve uma pequena melhora na comparação das duas últimas semanas analisadas: de 27 de abril a 3 de maio, os números indicavam -41,4%, contra -40,5%, nos dias de 4 a 10 de maio. Entretanto, “o número ainda é muito alto para o transportador de cargas”, afirma o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio. “As empresas trabalham com operações de alto custo e isso continua preocupando. Estamos torcendo e trabalhando para que a recuperação total seja sentida em breve.”

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística congrega cerca de 4.000 empresas de transporte associadas direta e indiretamente e mais de 50 entidades patronais. A entidade permanecerá acompanhando a situação no setor até que tudo volte à normalidade.