Com veículos da Carris, três linhas de ônibus voltam a circular na madrugada

Linhas que atendem a zona sul haviam sido desativadas pelas empresas de ônibus devido a baixa demanda. EPTC e Prefeitura, porém, consideram itinerários essenciais.

Três linhas de ônibus que circulam durante a madrugada vão voltar a circular a partir desta sexta-feira (1º) em Porto Alegre. Os itinerários haviam sido retirados de circulação devido ao baixo número de passageiros. No entanto, a Prefeitura da Capital considera que as linhas são essenciais para o atendimento da zona sul da cidade.

Conforme a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), as linhas que voltam a circular são a M10 (Restinga Nova via Restinga Velha/5ª Unidade/Noturna), M68 (Noturna Belém Novo) e M79 (Madrugadão Serraria/Ponta Grossa). Serão todas operadas por coletivos da Carris.

Na semana que vem, mais três itinerários, desativados no domingo passado (26 de março) passam a ser atendidos pela empresa. As linhas que serão retomadas na segunda-feira (4) são a 282 (Cruzeiro do Sul), 260 (Belém Velho/Oscar Pereira) e 267 (Lami/Via Belém Novo), que não circulavam por dificuldades dos operadores desde o último domingo. Elas passam pela Vila Cruzeiro, pelo Hospital Divina Providência e Lami e serão atendidas pela autarquia a partir das 19h.

Os itinerários que a Carris passará a operar são considerados essenciais, pois fazem a ligação com a zona Sul. Na semana passada, a ATP (Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre) informou a suspensão desses itinerários durante a noite.

As adaptações foram negociadas pela EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação). Com mais disponibilidade de pessoal, em razão do regime de trabalho, a opção foi redistribuir a operação para a Carris. Novas adaptações podem ser feitas nos próximos dias. Caso ocorram, a Prefeitura deve usar seus canais oficiais para anunciar as mudanças.