Com foco na higienização, hotéis e pousadas começam a retomar atividades

Com foco na higienização, hotéis e pousadas começam a retomar atividades

No Brasil, 33,9% dos hotéis devem retomar atividades em junho, segundo estudo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB). Em julho a previsão é de mais 29,4%, o que representa 81,8% das operações normais do ramo hoteleiro.

No Rio Grande do Sul, o governo estadual estipulou regras específicas para o setor hoteleiro funcionar. Hotéis e pousadas podem operar em todas as bandeiras (há uma classificação por cores: amarelo, laranja. vermelho e preto, na medida em que o grau de risco de contágio de Covid-19 aumenta). A quantidade de quartos disponíveis deve diminuir nas áreas sinalizadas com maior número de casos. Na bandeira laranja (risco médio), os estabelecimentos devem ofertar não mais do que 50% das acomodações. Na preta, que representa risco máximo, 30%. As cidades também expediram decretos com normas para a reabertura gradual do setor, incluindo parques e demais atrações turísticas.

Na região da Serra, no começo deste mês muitos hotéis e pousadas reabriram. Em Canela, por exemplo, os estabelecimentos podem receber até 50% de sua capacidade máxima de unidades habitacionais (UH`s), devendo realizar logística de distribuição para funcionamento simultâneo, visando o controle de fluxo de circulação e serviços.

Na maioria dos parques, atrações turísticas, museus, áreas ou ambientes temáticos é necessário obedecer às normas de higiene e segurança. Em muitos municípios o uso da máscara é obrigatório em locais públicos.
Em todos os empreendimentos ficam proibidas a abertura e a utilização dos espaços coletivos das áreas sociais, lazer e conveniência, como piscinas de qualquer natureza, jacuzzis e ofurôs, academias, saunas, brinquedotecas, sala de jogos, salas de cinema ou home theater, sala de eventos ou reuniões, cyber zone ou salas de computadores, vídeos e jogos eletrônicos, serviços de spa coletivos. Há obrigatoriedade de higienizar as superfícies de toque (com álcool gel 70% ou água sanitária) após cada uso, durante o período de funcionamento e sempre após do início das atividades.

Pousadas

Em Nova Petrópolis, uma das pousadas que retomou as atividades é a Verde Paraíso, onde os clientes são recebidos com medição da temperatura. Álcool gel fica à disposição tanto na recepção quanto nos alojamentos.

Em Cambará do Sul, O Parador, do grupo Casa Hotéis, também retomou atividade no início de maio, com foco em cuidados com a limpeza e higienização das acomodações e áreas sociais. Do mesmo grupo, o Hotel Casa da Montanha, reabriu dia 15.

A utilização de máscaras entre colaboradores e clientes é obrigatória em todos os locais.

As atrações turísticas foram afetadas, com muitos locais fechados ou passando por restrições. Os parques de Cambará do Sul, por exemplo,  continuam fechados, sem previsão de abertura. Em Nova Petrópolis, estão recebendo visitações o Parque Aldeia do Imigrante e o Esculturas Parque Pedras do Silêncio.

Segundo a proprietária da Verde Paraíso, Madalena Hillebrand, a expectativa é de que o movimento melhore no fim do ano, se o Natal Luz não for comprometido. Desde 1º de maio, data da reabertura, a ocupação vem sendo tímida. “Nós tivemos movimento só no primeiro final de semana. O pessoal ainda está com medo”, avalia. Outra preocupação é com a renda, o que afeta diretamente o turismo. Madalena explica que como muitas pessoas estão perdendo emprego, têm que priorizar os gastos, deixando de viajar.

O diretor de marketing do Casa Hotéis, Rafael Peccin, ressalta que os protocolos de segurança estão sendo executadas com muito cuidado e profissionalismo. “Precisamos voltar às atividades e queremos dar todo o conforto e devida segurança aos nossos clientes e colaboradores”, conclui.

Sugestões de medidas de segurança

Em um webinar, promovido pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), especialistas sugeriram a adoção de algumas medidas nesta época de combate à pandemia:

Parceria com vigilância sanitária e epidemiológica para identificação de problemas sanitários;

Manter contato com médicos e hospitais próximos que possam ajudar no caso de uma emergência sanitária;

Agilidade em check-in e check-out para evitar aglomerações;

Foco na limpeza e desinfecção com treinamento dos trabalhadores e atenção ao processo de treinamento;

Atenção à saúde do trabalhador;

O hotel deve controlar 100% das pessoas que acessam a propriedade (todas as entradas);

Realizar plano de ação dividido em fases, conforme evolução da epidemia
Treinamentos simulados dos novos procedimentos.