Campanha contra a gripe inclui crianças e gestantes a partir desta segunda

A partir desta segunda-feira, 11, crianças de seis meses a menores de 6 anos e gestantes estão incluídas no grupo prioritário da campanha de vacinação contra a gripe. Com a ampliação do público-alvo, poderão se vacinar também puérperas até 45 dias e pessoas com deficiência. Crianças devem ser vacinadas nas unidades de saúde para manter o acompanhamento do calendário vacinal. Conforme dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) de sexta-feira, 8, já foram vacinadas 406,2 mil pessoas dos grupos prioritários desde 23 de março, em Porto Alegre.

A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas evita complicações causadas pelos vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem B/Victoria, que podem levar o paciente a internações hospitalares. Para evitar aglomerações, a prefeitura conta este ano com o apoio de 45 farmácias parceiras das redes Agafarma, São João e Panvel, além de mais de 100 unidades de saúde disponíveis até 5 de junho ao público-alvo que ainda não se vacinou (veja link com locais de vacinação). A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é vacinar 81,3 mil crianças na faixa etária indicada na campanha, 12,5 mil gestantes e 2 mil puérperas.

Com relação a outros grupos, as metas para a capital gaúcha são as seguintes: 173 mil pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, 513 indígenas, 1,7 mil funcionários do sistema prisional e 3,9 mil pessoas da população privada de liberdade – adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa. As metas indicadas pelo Ministério da Saúde correspondem a 90% da estimativa populacional. O órgão federal não especificou a estimativa dos demais públicos.

O SIPNI mostra ainda que 57,5 mil pessoas com doenças crônicas não transmissíveis foram vacinadas contra a gripe desde 16 de abril, início a segunda fase da campanha. Estão incluídas aí pessoas com problemas respiratórios crônicos, cardiopatias, doenças renais, hepáticas, neurológicas, diabetes, hipertensão, obesidade, imunossupressão, transplantados e trissomias.

A Prefeitura de Porto Alegre superou as metas de vacinação em três grupos prioritários: idosos (230,6 mil imunizados), trabalhadores da saúde (88,9 mil) e população indígena (549 pessoas). O contingente populacional estimado é de 213 mil idosos, 82,4 mil trabalhadores e 571 indígenas, sendo que a meta do Ministério da Saúde de vacinar 90% desses totais foi atingida em 16 de abril.

Para evitar aglomerações em função do novo coronavírus, a realização do Dia D foi cancelada pelo Ministério da Saúde. Professores e adultos de 55 a 59 anos poderão se vacinar de 18 de maio a 5 de junho.

Vacinação em Porto Alegre até 8 de maio:

  • Idosos – 230.635
  • Trabalhadores de saúde – 88.936
  • Doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades) – 57.507
  • Forças de segurança e salvamento – 21.795
  • Trabalhadores do transporte coletivo – 3.515
  • Caminhoneiros – 858
  • Portuários – 203
  • Povos indígenas – 549
  • População privada de liberdade – 1.319
  • Funcionários do sistema prisional – 959

Os números são parciais e sujeitos a revisão.