Bancário que atropelou grupo de ciclistas há 9 anos é preso em Florianópolis

Em 2011, ele atropelou um grupo de ciclistas que participavam de um ato a favor do uso do transporte alternativo no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre.

Foi preso na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, o bancário Ricardo Neis, 56 anos. O homem estava em uma casa e foi encontrado pela polícia na manhã desta quarta-feira (13). Ele era procurado desde o ano passado, após ser condenado pela Justiça por 11 tentativas de homicídio e cinco lesões corporais em Porto Alegre. Em 2011, ele atropelou um grupo de ciclistas que participavam de um ato a favor do uso do transporte alternativo na Capital.

As investigações apontam que o bancário esteve em vários endereços, até ser localizado em Florianópolis. A prisão ocorreu por volta de 10h, quando foi dada voz de prisão em uma casa da Lagoa da Conceição, no Leste da Ilha. Os policias permaneceram em campana no local por um período e usaram carros descaracterizados para não chamar a atenção.

“Estávamos atrás deles havia meses, tentamos em vários locais, mas não desistimos. Foi um trabalho de apuração e checagem de várias informações”, disse o delegado Artur Raldi, responsável pela ação.

Segundo a polícia, o bancário chegou a recorrer da denúncia, mas o Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a prisão dele. A decisão saiu em outubro de 2019. Desde então, ele era considerado foragido pelas autoridades policiais gaúchas. O homem foi preso após uma longa investigação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

[jnews_block_28 include_post=”184280″]

Entenda o caso que envolve o bancário

Fotos extraídas do processo judicial/Gustavo Monteiro Chagas / Arquivo Tribunal de Justiça do RS

Ricardo Neis, de 56 anos, se envolveu em um dos atropelamentos de maior repercussão na história de Porto Alegre. Em 25 fevereiro de 2011, ele trafegava por uma rua do bairro Cidade Baixa, quando se deparou com uma pedalada do movimento Massa Crítica.

A ação queria incentivar o uso de bicicletas na cidade. Ele se irritou ao ver a via bloqueada e avançou com o carro em cima de um grupo de ciclistas. Ele foi condenado a prisão por 11 tentativas de homicídio e cinco lesões corporais.