Arquitetos Voluntários entregam salas de descompressão ao Hospital Porto Alegre

A crise na saúde e na economia do Brasil tem despertado a solidariedade de profissionais de outros segmentos.

É o caso dos Arquitetos Voluntários – Hack for Brazil COVID-19, coletivo que está organizando uma força tarefa para construir espaços temporários e definitivos de descompressão para profissionais da saúde de hospitais de Porto Alegre, Região Metropolitana e Serra.

Nesta segunda-feira (11) o Hospital Porto Alegre será o contemplado da vez, após passar por uma reforma, e ganhar três salas de descompressão, voltadas aos profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente para combater o novo coronavírus.

De acordo com a idealizadora e arquiteta Daniela Giffoni, os novos espaços irão permitir que os profissionais descansem com tranquilidade e conforto. “A nossa iniciativa é humanizar esses espaços de saúde, fortalecendo energias positivas e propagando cada vez mais ideias e ações solidárias”, explica Daniela.

As salas de descompressão foram projetadas e executadas pelos arquitetos voluntários Caroline Coelho, Dilmar Ferreira, Fábio Simemberg, Luciana Pestana e Sabrina Sbardelotto, sob coordenação da arquiteta Erika Listo.

“O hospital demandava muitas reformas, e apesar de todo esforço e vontade de sua administração em fazê – las, sem recursos não era possível. Abraçamos este desafio e agora temos o prazer de entregar, para mais de 300 profissionais, suas novas áreas de conforto. Com sala de estar, copa, dormitórios e banheiros totalmente reformados. É uma satisfação poder ajudar em um momento tão difícil para todos e, em especial, para os profissionais da saúde”, ressalta Erika.

Além disso, o artista plástico Marcelo Hubner está fazendo uma obra de arte para cada um dos hospitais atendidos pelo Voluntariado.

O grupo, que tem como idealizadora e representante a arquiteta Daniela Giffoni, é composto pelos coordenadores Aline Fuhrmeister, Bianca Russo, Daniela Giffoni, Erika Listo, Felipe Helfer, Karen Feldman e Marcelo Minuscoli.

A iniciativa tem como objetivo oferecer melhores condições de trabalho e qualidade de vida para aqueles que estão trabalhando no combate à Covid-19 no Rio Grande do Sul.