App auxilia municípios a controlarem sintomas de Covid-19 em tempo real

App auxilia municípios a controlarem sintomas de Covid-19 em tempo real

A Paipe, empresa de tecnologia de Campo Bom (RS), desenvolveu um aplicativo voltado para gestores públicos controlarem como está a temperatura dos trabalhadores em tempo real. Por meio do aplicativo, chamado Simot – Sistema de Monitoramento de Temperatura, as empesas informam diariamente qual a temperatura e demais sintomas do funcionário. E a secretaria da saúde do município tem acesso a esses dados imediatamente, por meio de um painel que gera alertas, informando se há indício do vírus em determinada empresa ou região.

“É uma forma de dar controle para as autoridades públicas monitorarem se as empresas – sejam elas da indústria ou do comércio – estão, de fato, realizando as medições de temperatura dos funcionários. O aplicativo permite que a informação chegue rapidamente em caso de algum indício de sintoma do vírus”, explica Marcelo Dannus, sócio e CEO da Paipe.

Formato piloto

A primeira cidade a utilizar o app será Sapiranga (RS), que irá rodar em formato piloto a partir da segunda quinzena de maio, por meio de uma parceria público-privada entre a Prefeitura e a Paipe. A intenção é que as empresas da cidade que optarem por retomar as atividades, deverão adquirir um termômetro infravermelho e baixar o aplicativo via smartphone.

“O software possibilitará uma pesquisa de dados, em tempo real, que serão reportados à Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelas análises e desenvolvimento das políticas públicas de saúde voltadas para o controle epidemiológico”, destaca a prefeita Corinha Molling.

O aplicativo

O Simot – Sistema de Monitoramento de Temperatura faz a leitura do crachá do colaborador, via QR code ou CPF. Em seguida, solicita que seja feita a medição. Depois é só digitar a temperatura e demais sintomas enviar os dados. Se a temperatura for acima de 37ºC, a prefeitura recebe um alerta na hora. Dessa forma, o município tem acesso aos dados referentes aos sintomas e consegue adotar uma ação rápida, como o afastamento do funcionário e a realização de testes para identificar a presença do vírus, por exemplo.

Retomada segura

A iniciativa contribui para que os empresários possam retomar suas atividades de forma segura, fornecendo informações e subsídios para que os municípios realizem o monitoramento das empresas. “A ideia surgiu após perceber que os prefeitos estavam sendo pressionados. De um lado pelos empresários para retomar as atividades e, de outro, pela sociedade para que fosse mantido o isolamento. Diante disso, desenvolvemos ferramenta que permite que as prefeituras controlem as empresas para que elas adotem os protocolos mínimos para voltar as atividades com segurança”, explica Dannus.

Postos de saúde

A prefeitura de Sapiranga sinalizou a intenção de estender a aplicação para os postos de saúde do município. Quando um paciente for até a UPA e passar pela triagem, os profissionais de saúde deverão utilizar o aplicativo para registrar a informação da febre, alimentando a plataforma de dados da prefeitura.