Após foto na internet, churrascaria ressalta compromisso com saúde e segurança

Após foto na internet, churrascaria ressalta compromisso com saúde e segurança

Após uma fotografia circular nas redes sociais e na imprensa, mostrando muitos clientes no retorno às atividades da Churrascaria Barranco, e uma multa expedida pela fiscalização da prefeitura de Porto Alegre no dia 21 (por descumprimento das regras de distanciamento previstas no decreto), a empresa veio a público explicar sua versão dos fatos.

Segundo os administradores, a imagem foi feita de um ângulo desfavorável, omitindo ações de precaução adotadas pelo restaurante. Os sócios, Elson Furini e Chico Tasca, declaram que não condiz com a realidade do estabelecimento. “Fazemos um trabalho sério e cuidadoso, reconhecido no Brasil inteiro. Jamais colocaríamos nossos clientes em risco. Sempre prezamos pela qualidade dos alimentos e do atendimento, e agora esse compromisso está reforçado”, aponta Furini.

Antes da pandemia, o Barranco chegava a uma média de 25 mil pessoas atendidas todos os meses – com picos de 3 mil a 4 mil por dia nos fins de semana, segundo os empreendedores. A lotação, explicam, foi reduzida para menos de 40% da capacidade do estabelecimento – passando de 750 para 280 lugares. Com ambientes arejados, os espaços estão sendo constantemente higienizados, em linha com os protocolos de saúde: maçanetas, corrimãos e áreas comuns são limpos de meia em meia hora.

A multa expedida pela prefeitura aponta inobservância no afastamento mínimo das mesas, mas eles afirmam que todas foram afastadas em 2 metros. O problema, é a falta de clareza no decreto municipal no que diz respeito ao número de lugares permitidos por mesa, avaliam os administradores. Em razão disso, foi adotado como regra, desde a última sexta-feira, até quatro pessoas por mesa. “Estamos fazendo todo o possível para garantir a segurança dos clientes e colaboradores”, destaca Furini.

“Monitoramos a temperatura corporal e a saúde dos funcionários constantemente, e exigimos deles a utilização de equipamentos de proteção individual”, conta Tasca. Além da proteção de acrílico, os colaboradores passaram a usar a máscara de tecido. Aos clientes, é orientado o uso de máscaras – sendo exigência para entrar no estabelecimento. O restaurante ainda disponibiliza álcool em gel 70%.

Faturamento

Após dois meses sem atendimento presencial, a alternativa do delivery não chegava a 10% do faturamento usual da casa, relatam os sócios. O restaurante se preparou para a volta dos clientes com cerca de 100 funcionários. Tasca e Furini esperam que “a interpretação equivocada de uma fotografia não coloque em risco a confiança dos clientes sobre o estabelecimento”. Com 50 anos de atividades, a Churrascaria Barranco é um dos mais tradicionais restaurantes da capital gaúcha.