Apenadas reforçam produção de máscaras de proteção em Bento Gonçalves

Um grupo de dez apenadas da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves produz máscaras de proteção de TNT.

Para o projeto inicial, três máquinas de costura foram doadas por uma empresária, que disponibilizou tecidos, linhas e elásticos, entre outros materiais, para a confecção das máscaras.

De acordo com o governo do Estado, a Seapen e a Susepe também investiram em máquinas de costuras para a produção. “Que é de até mil unidades por semana, em média de 200 por dia.”

“Não apenas quem recebe o equipamento de proteção individual é beneficiado. Quem está na linha de produção ganha oportunidade de inclusão social por meio da colaboração com a saúde pública, além de vantagem da remição de pena pelos serviços prestados [três dias trabalhados equivalem à redução de um dia da pena]”. disse o governo.

Segundo a presidente do Conselho da Comunidade do município, Regina Zanetti, as apenadas passaram por capacitação para manejar as máquinas.

“Elas estão orgulhosas em fazer parte dessa rede de solidariedade que foi instituída no município para o combate à pandemia da Covid-19”, acrescentou Regina. “Poder ajudar o próximo e ter uma oportunidade de aprender um novo ofício é gratificante, e o conselho apoia toda e qualquer ação em prol do trabalho prisional.”

Um lote das peças já foi entregue para a população, e outro, destinado para uso e proteção dos servidores penitenciários.

Conforme o diretor da penitenciária, Volnei Zago, a ideia é confeccionar um produto de qualidade, o que inclui um processo final de esterilização, higienização e acondicionamento adequado das máscaras.