Uso de máscaras passa a ser obrigatório em Imbé nesta quinta-feira

O uso de máscaras passa a ser obrigatório nas ruas e em outros locais públicos de Imbé nesta quinta-feira (30). A medida é uma estratégia adotada para evitar a transmissão comunitária e diminuir o contágio em massa do novo coronavírus.

O decreto que prevê o uso obrigatório do equipamento foi assinado na ultima segunda-feira (27). Conforme o texto, além do uso obrigatório para quem frequentar espaços e prédios públicos ou estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, a medida também se estende aos usuários do transporte coletivo, táxis e transportes por aplicativos.

Para fiscalizar as novas regras, os estabelecimentos deverão disponibilizar pelo menos um funcionário para impedir a entrada e a permanência de pessoas que não estiverem utilizando máscaras. Outra exigência é a afixação de cartazes informativos sobre a forma correta de usar as máscaras e o número máximo de pessoas permitidas ao mesmo tempo dentro dos locais.

De acordo com o prefeito de Imbé, Pierre Emerim, o município está adquirindo máscaras para distribuição a todos os servidores públicos. Uma parceria com entidades locais também garantirá a confecção de máscaras que serão distribuídas gratuitamente às famílias mais necessitadas.

A medida adotada pela cidade do Litoral Norte segue orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. A recomendação é para o uso das máscaras caseiras de TNT ou de tecido duplo, reutilizáveis, que cubram completamente o nariz e a boca, sem folgas laterais. Profissionais da saúde deverão usar, obrigatoriamente, máscaras cirúrgicas descartáveis.