Usinas híbridas ampliam potencial energético de produtores rurais

Usinas híbridas ampliam potencial energético de produtores rurais

O Grupo Alexandria, especializado em projetos de geração de energia alternativos, está investindo na instalação de usinas híbridas de biogás e energia solar. O modelo permite o máximo de aproveitamento da eletricidade gerada e mantém as usinas e fazendas produzindo energia o ano inteiro.

O novo modelo terá capacidade para extrair o máximo do potencial de geração das duas fontes e elevar o patamar de produção de energia dos produtores rurais. Durante o dia, os painéis fotovoltaicos geram a eletricidade para o funcionamento da usina. Já os resíduos orgânicos gerados são transformados em biogás, que é armazenado em cilindros ou em grandes reservatórios, para ser usado quando não há radiação solar, ou para abastecer caminhões e máquinas colheitadeiras, por exemplo.

“As usinas poderão gerar 100% de toda a energia que os produtores rurais consomem em suas fazendas, agroindústrias e granjas de forma constante e distribuída, por todo o período de funcionamento, sem interrupção”, explica Alexandre Brandão, CEO do Grupo Alexandria.

Esta combinação da energia já produzida com o biogás, a partir de resíduos orgânicos, com a energia solar, vai potencializar as vantagens já conhecidas: menor custo por ser produzida no mesmo local de consumo, oferta constante também durante o período de entressafra, menor dependência de fontes externas em períodos de seca, com o benefício extra de aliviar os reservatórios, além de dar uma destinação ambientalmente correta para os resíduos orgânicos.

“Em um dos países que recebem a maior irradiação solar do planeta e que possui grandes propriedades rurais com alta produção de resíduos orgânicos, a introdução das usinas híbridas, é uma alternativa natural”, diz Brandão

A propriedade continua gerando eletricidade mesmo no período entressafras, e pode alugar parte da usina para terceiros, mantendo uma renda constante durante todo o ano. A empresa faz toda a gestão dos contratos de locação, ou seja, o produtor rural não precisa de estrutura administrativa para esta atividade.

COP 26
A construção de usinas híbridas solar mais biogás deve se tornar uma tendência global, por ser ambientalmente correta e possível de ser instalada também em áreas periféricas de grandes cidades, para aproveitamento do lixo orgânico na produção do biogás. E será tema de uma palestra de Alexandre Brandão na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 26), que acontecerá na Escócia.