Supermercado é interditado após casos de coronavírus em São Leopoldo

Um supermercado foi interditado, na tarde desta quarta-feira (29), em São Leopoldo, no Vale do Sinos. A interdição, que é válida por tempo indeterminado, ocorre após a confirmação de três casos de coronavírus associados ao estabelecimento, que fica entre os bairros São José e Rio Branco.

Conforme a Prefeitura de São Leopoldo, os pacientes testados positivos para Covid-19 são dois funcionários e um familiar de um colaborador. Mais seis casos, ainda em análise, podem estar ligados ao supermercado.

Os funcionários do estabelecimento foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar. A Vigilância em Saúde do município está em contato com todos os colaboradores para identificar a presença de sintomas e agendar testes para Covid-19.

A Unidasul, que administra o Supper Rissul, publicou uma nota oficial (leia abaixo) sobre a interdição da filial de São Leopoldo. A empresa disse que foi informada do resultado dos testes no dia 27 de abril (segunda-feira) e, no dia 28 (ontem, terça-feira), promoveu a desinfecção total da loja.

No entanto, de acordo com a Prefeitura, o local permanecerá fechado até que a empresa monte um plano de sanitização. A limpeza deve ser novamente realizada por terceirizada. A Unidasul deve elaborar um plano de contingência que defina como a loja voltará a funcionar, garantindo a segurança e a saúde de funcionários e clientes.

Cuidados que os clientes devem ter

As orientações são as mesmas para qualquer cidadão: manter atenção com normas de higiene e isolamento social, sempre que possível. Quem apresentar qualquer sintoma de coronavírus, deve procurar uma UBS (unidade básica de saúde) mais próxima, conforme a Prefeitura. Todas as UBS coletam exames de quem apresenta sintomas.

[jnews_block_28 include_post=”184280″]

O que diz a Unidasul

Leia a íntegra da nota da empresa.

A Unidasul, holding que administra o Supper Rissul, informa que adotou todas as medidas sanitárias e de isolamento assim que confirmado que dois colaboradores da loja do bairro São José estão com COVID-19. A empresa foi informada oficialmente sobre o resultado do teste no dia 27 de abril e já no dia 28 promoveu a desinfecção total da loja de forma preventiva e por livre iniciativa, realizada pela empresa terceirizada Verde Vida Saúde Ambiental. A colaboradora já estava afastada desde que seu marido, que não é funcionário da empresa, apresentou sintomas da doença.

Preventivamente, a Unidasul também afastou dois colaboradores que trabalhavam diretamente com a primeira funcionária positivada. Um deles também testou positivo para a doença. O terceiro funcionário está isolado, sem sintomas. A empresa também está medindo a temperatura de todos os colaboradores da referida loja, bem como reforçando as ações de higiene e segurança adotadas desde o início da pandemia. “Todas as ações que implementamos foram de acordo com as orientações da Vigilância Sanitária de São Leopoldo e, inclusive, disponibilizamos a listagem de todos os colaboradores para que o poder público possa monitorá-los”, esclarece José Leandro de Assis, superintendente do Supper Rissul.

A empresa já recebeu as orientações da Vigilância Sanitária Municipal e trabalha para cumprir as determinações para que a loja seja aberta tão logo possível e com todas as garantias de segurança para funcionários e clientes, considerando a condição do estabelecimento como serviço essencial para a sociedade.

A Unidasul ressalta que está reforçando o acompanhamento em todas as lojas do Supper Rissul e Macromix e que, até o momento, não há outros casos identificados. A Unidasul segue acompanhando o estado de saúde dos colaboradores e está à disposição das autoridades para os esclarecimentos.