Reassentamento de famílias afetadas pela Ponte do Guaíba para durante pandemia

Com os prédios da Justiça Federal do RS fechados devido ao coronavírus, audiências de conciliação para reassentamento das famílias das Vilas Areia e Tio Zeca estão sendo adiadas.

O coronavirus afetando na condução dos processos e no desenvolvimento público. Com a paralisação dos prédios da Justiça Federal, as audiências só retornarão quando forem retomadas as atividades presenciais. Com isso, casos como a conciliação do reassentamento das famílias das Vilas Areia e Tio Zeca só ocorrerão após o fim da quarentena.

São mais de 500 famílias envolvidas no caso, que só será retomado de forma presencial. E o futuro destas pessoas acomete diretamente ao término das obras da nova ponte do Guaíba. Em resolução, o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) determinou o fechamento dos prédios como medida emergencial contra a propagação do novo coronavírus. A portaria vale por tempo indeterminado.

Ao todo, foram 487 acordos de compra assistida realizados. Até 15 de março, quando iniciaram as paralisações, havia realizado 473 mudanças. Restam 14 famílias a concluírem os reassentamentos.

O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) afirma que ainda em 2020 a ponte será parcialmente utilizada, numa região em que não afete no reassentamento das famílias. Com isso, o deslocamento entre Eldorado do Sul e Gravataí e o acesso da Avenida Castelo Branco à zona sul do Estado estarão facilitados.