Protetores faciais são doados a profissionais de saúde e segurança

Protetores faciais são doados a profissionais de saúde e segurança

As Empresas Randon estão mobilizadas para fabricação de máscaras de proteção facial. A companhia é parceira do projeto, liderado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), de confecção de duas peças fundamentais para a montagem desses itens, que serão destinados aos profissionais de saúde e segurança que atuam no combate ao novo coronavírus. Neste primeiro momento, serão produzidas cerca de 50 mil unidades de cada peça.

Parte do processo de injeção plástica da Controil foi adaptada para a produção do suporte frontal de poliamida e de elásticos de termoplástico, usados na montagem dos protetores. Localizada em São Leopoldo e com atuação em sistemas de freios hidráulicos e polímeros, a unidade é a única do grupo com a tecnologia necessária para a produção de peças plásticas ou de borracha.

Para a confecção dos suportes frontais e elásticos serão utilizados materiais recicláveis. A adaptação da linha fabril da Controil contou com a parceria da empresa IMER, de Porto Alegre, que realizou de forma gratuita a usinagem da ferramenta que permite a fabricação das peças para a máscara.

Os suportes frontais e elásticos produzidos são encaminhados para outras empresas parceiras do projeto, que realizam a montagem das máscaras de proteção facial com apoio voluntário das Forças Armadas. Os produtos finalizados, que totalizam cerca de 190 mil peças, estão sendo doados para instituições hospitalares e para a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul.