Processos eletivos retornam à rotina dos hospitais de Porto Alegre

Serviços não essenciais hospitalares retornaram à rotina de cinco dos sete principais hospitais de Porto Alegre nesta segunda-feira (27). O retorno se dá após liberação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) orientar as instituições a retomarem processos eletivos. Anúncio saiu após a redução de leitos utilizados para o tratamento no coronavírus nas últimas semanas.

Atendimentos não essenciais podem ser realizados sem atendimento prévio e sem caráter emergencial. Hospitais com serviços liberados são cinco: Divina Providência (R. da Gruta, 145), Mãe de Deus (R. José de Alencar, 286), Moinhos de Vento (R. Ramiro Barcelos, 910), São Lucas (Av. Ipiranga, 6690) e Santa Casa de Misericórdia (R. Profª Annes Dias, 295).

As outras duas instituições de saúde da Capital seguem analisando a situação. O Hospital de Clínicas continua restrito a atendimentos para o coronavírus, mas abrirá mais lentamente em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, enquanto o Conceição está realizando processos oncológicos e de risco.

O Divina Providência retomou as atividades normalmente. Já para os Hospitais São Lucas e Moinhos de Vento retornam seus centros cirúrgicos nas próximas semanas e logo estarão realizando exames. O Mãe de Deus voltou a realizar procedimentos cujo adiamento são considerados de risco. O hospital Santa Casa de Misericórdia está promovendo agendamentos postergados e logo também retomará consultas e exames ambulatoriais,

O Hospital de Clínicas informou que retornará de maneira controlada às atividades, conforme recomendações municipais. A área oncológica do Conceição funciona normalmente e casos de possível perda de função ou órgãos estão sendo realizados.