Porto Alegre ultrapassa meta de vacinação de idosos contra gripe

Porto Alegre vacinou 192,1 mil idosos contra a gripe, ultrapassando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para esse público. Os dados foram divulgados pela Prefeitura de Porto Alegre e estão sujeitos a revisão. A meta era garantir a imunização para 191,7 mil pessoas acima de 60 anos.

Com relação a profissionais da saúde, foram administradas 82.738 doses, atingindo 100% desse grupo. Em Porto Alegre, o contingente estimado é de 213 mil para idosos e 82,4 mil para trabalhadores da saúde (295,4 mil pessoas). A meta era vacinar 90% desses totais. Foram vacinadas 274.841 pessoas do público-alvo da primeira fase da campanha, iniciada em 23 de março.

Com o início da segunda fase da campanha, nesta quinta-feira (16), oito drive-thrus foram disponibilizados pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde). Os ponto de atendimento estão montados em diferentes regiões da cidade, registrando movimento constante, com fluxo contínuo.

Na avenida Wenceslau Escobar e na região do Centro de Saúde IAPI, diversos carros formaram fila ao longo da manhã para aguardar atendimento, realizado com agilidade pelas equipes. A Unidade de Saúde Modelo registrou períodos de maior movimento durante o dia.

Nesta sexta-feira (17), as vacinas estarão disponíveis em algumas farmácias para Guardas Municipais, Corpo de Bombeiros e fiscais da prefeitura. Integrantes das demais forças de segurança serão vacinados de acordo com o plano de cada corporação, no ambiente de trabalho.

Os demais públicos devem procurar uma das unidades de saúde de referência que ainda têm doses. No final da tarde desta quinta, haviam quantitativos na Bom Jesus, Camaquã, IAPI, Lami, Nossa Senhora de Belém, Moab Caldas e Modelo.

A alta procura pela vacina pode provocar desabastecimento momentâneo na rede pública e nas farmácias. A Prefeitura disponibilizou uma lista de locais que ainda têm vacinas.