Parceiros Voluntários muda presidência de seu Conselho de Administração

A ONG Parceiros Voluntários completa 23 anos em 2020 e já beneficiou mais de 8,5 milhões de pessoas em toda sua história.

O momento vivido pela ONG Parceiros Voluntários é de transição. Após 23 anos, Maria Elena Pereira Johannpeter, fundadora e idealizadora do projeto, passou o cargo de Presidente do Conselho de Administração da ONG para o empresário Daniel Santoro, voluntário com mais de 20 anos de dedicação à entidade. A cerimônia de posse foi realizada por vídeo e faz parte de uma sucessão planejada, já que Santoro ocupava há dois anos o cargo de Vice-Presidente do Conselho.

Segundo Santoro, é uma honra e uma responsabilidade gigantesca assumir a função de presidência do Conselho de Administração da Parceiros Voluntários, ainda que, segundo o próprio, esta posição nunca se confundirá com a natural liderança de Maria Elena. “A verdade é que é um privilégio integrar o qualificado quadro de Conselheiros da entidade e ajudar a sustentar e projetar a Parceiros Voluntários para o seu próximo ciclo”, explica.

Para o novo presidente, o objetivo dentro do contexto contemporâneo é despertar a consciência da responsabilidade social individual para criar uma sociedade melhor para todos. “Neste momento de enormes transformações no nosso planeta, os conhecimentos teóricos e práticos acumulados ao longo desta jornada serão elementos chave para o fortalecimento do tecido social de nossas comunidades. E é nossa responsabilidade mobilizar, articular pessoas e instituições, assim como coordenar esforços para que todos os indivíduos sejam incorporados nas soluções que precisam emergir”, analisa.

Já Maria Elena lembra que o momento de transição fez um filme passar por sua cabeça, desde os sonhos que se tornaram realidade às lutas que proporcionaram algumas lágrimas. “Quando nos entregamos à energia da vida além da nossa, vivemos também a vida de todos que cruzaram o nosso caminho. Isso inclui um projeto de projeto de vida pessoal que inclui o projeto de vida de milhares de outras pessoas. No fim, foi um crescimento mútuo”, reflete.

A histórica presidente da Parceiros Voluntários endossa o quanto fica feliz de ter se permitido viver isso tudo e ter lutado por esse grande desafio, que é o desenvolvimento do Terceiro Setor. “Tenho certeza que a gestão do Daniel Santoro também será recheada de lindos resultados para as Comunidades e Territórios. Ele é competente e extremamente qualificado para essa empreitada”, analisa.

A ONG Parceiros Voluntários completa 23 anos em 2020 e já beneficiou mais de 8,5 milhões de pessoas em toda sua história. Assim como a rede de solidariedade construída pela ONG inclui a colaboração de 2.675 empresas, 2.926 organizações sociais, 3.262 escolas e milhares de pessoas mobilizadas que se inspiram pela necessidade de contribuir.