Novos equipamentos permitirão universidade ampliar testes de Covid-19

Novos equipamentos permitirão universidade ampliar testes de Covid-19

A Universidade Feevale vem realizando, desde o dia 29 de março, testes laboratoriais de detecção da Covid-19 para municípios da região. Novas demandas levaram a Instituição a adquirir dois extratores automatizados de ácidos nucleicos, o que permitirá aumentar a capacidade de atendimento a hospitais e unidades de saúde, de forma a contemplar, inclusive, cidades onde a Feevale possui polos.

O investimento nos equipamentos foi de de R$ 208 mil. A iniciativa contou com o apoio das seguintes organizações: Grupo Dass, Philip Morris, Sicredi Nordeste, Sicredi Pioneira, Tacosola e Tintas Killing, mais o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Rolante e Riozinho (Staf).

Todas as amostras são coletadas nos espaços de saúde dos municípios e encaminhadas ao Laboratório de Microbiologia Molecular da Universidade Feevale. Para os testes, são coletadas amostras de secreção respiratória dos pacientes que têm suspeita de estarem infectados. Os exames ficam prontos de 24h a 48h a partir do recebimento dos materiais, e os resultados são divulgados por cada município.

Municípios beneficiados

Por meio de parceria com a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), a instituição atende as cidades de Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Presidente Lucena, São Leopoldo e Sapiranga.

Já através de convênio firmado com o Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Caí (CIS-Caí), a Feevale atende oito cidades integrantes da entidade: Alto Feliz, Brochier, Feliz, Harmonia, Maratá, São José do Hortêncio, São Sebastião do Caí e Tupandi. Somam-se ainda, aos municípios beneficiados, Esteio, Rolante e, a partir de agora, Sapucaia do Sul.

Muitas empresas e entidades também têm procurado a universidade para a realização de testes.