Novos 40 leitos são recebidos no Hospital Regional de Santa Maria para covid-19

Destes, 10 serão UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e 30 para atendimento clínico. Ainda, serão 113 profissionais da saúde, sendo 30 médicos atuando no local.

Em visita à Santa Maria nesta segunda-feira (27), o governador Eduardo Leite anunciou que a partir de terça-feira (28) o Hospital Regional de Santa Maria receberá 40 leitos para casos de coronavírus. Destes, 10 serão UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e 30 para atendimento clínico. Serão 113 profissionais da saúde, com 30 médicos atuando no local.

Até o momento, a cidade do Centro do Estado não possuía leitos de UTI para tratamento do covid-19. Segundo o governador, mais 20 leitos clínicos serão entregues na próxima semana ao hospital.

Neste momento, os leitos abrem para casos de coronavírus, mas seguirão permanentemente no hospital, que terá todo o equipamento para até 200 leitos, de acordo com Leite. Com isso, serão 81 leitos disponibilizados em Santa Maria.

Foram R$ 48 milhões investidos. Ainda em SM, foram entregues leitos e equipamentos anteriormente ao Hospital Universitário e para outras instituições da cidade.

A inauguração de todos os 130 leitos de tratamento do Hospital Regional, voltados para as especialidades de cardiologia, neurologia e clínica geral, estava inicialmente planejada para julho. Em função da pandemia do coronavírus, no entanto, o governo do Estado se apressou para viabilizar a abertura parcial de uma ala, a fim de ampliar a capacidade de atendimento aos infectados na região Central.