MST doa 12 toneladas de arroz orgânico no combate à fome

MST doa 12 toneladas de arroz orgânico no combate à fome

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) distribui arroz orgânico no combate à fome. Segundo o coordenador do Grupo Gestor do Arroz Agroecológico do MST, Emerson Giacomelli, “as cooperativas gaúchas do movimento vão doar 12 toneladas do produto para compor cestas básicas que serão entregues a famílias em situação de vulnerabilidade no Rio Grande do Sul, devido ao Covid-19 e a uma das maiores secas já vista no Estado”.

As entregas dos kits com arroz, feijão, farinha, massa, azeite e detergente começaram na quarta-feira (1°) na Lomba do Pinheiro e Vila Cruzeiro, em Porto Alegre, e bairro Santa Isabel, em Viamão. A ação integra a campanha organizada pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS (Consea) e Comitê Gaúcho de Emergência no Combate à Fome, formado por representações de diversos setores que estão atuando para atender as famílias carentes, neste primeiro momento na capital e região Metropolitana.

Para Sidnei Santos, da direção estadual do MST/RS, diante dessa pandemia, muitos trabalhadores estão impossibilitados de exercerem suas atividades produtivas, o que leva à redução de renda e aquisição de alimentos. “Portanto, essa doação expressa a solidariedade dos assentados, e isso significa repartir aquilo que temos”, pontua.

A produção do arroz orgânico pelo movimento completa mais de 20 anos e hoje é o maior produtor da América Latina. Conforme Santos, a maioria dessas cooperativas já realizava entregas para escolas estaduais e municipais, por meio de programas de compras institucionais.