FIERGS disponibiliza estrutura para criação de hospital de campanha

Com a pandemia do novo coronavírus, a estrutura de saúde pública do Rio Grande do Sul pode ganhar reforço em breve e abrigar pacientes infectados em local maior. A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) colocou o seu centro de exposições, localizado na avenida Assis Brasil, na zona de Porto Alegre, à disposição das autoridades. Se houver necessidade, a ideia é que o local seja transformado em um hospital de campanha.

A estrutura tem 20 mil metros quadrados e pode ser usada como centro de diagnóstico ou para tratamento de pacientes. Além do espaço, foram oferecidos 100 profissionais do Serviço Social da Indústria (SESI) à Secretaria Estadual de Saúde para ajudar na testagem de possíveis portadores da Covid-19.

“A FIERGS e o SENAI estão engajados no sentido de colocar essa expertise e suas instalações à serviço do desenvolvimento de produtos e projetos que possam de alguma forma apoiar a sociedade e a comunidade médica a combater a Covid-19”, explicou o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RS), Carlos Trein.

Apesar de a FIERGS ter se adiantado às autoridades, o Governo do Rio Grande do Sul ainda não solicitou a estrutura para abrigar ou diagnosticar pacientes com coronavírus. Essas iniciativas da FIERGS e do SENAI fazem parte da campanha nacional “A indústria contra o coronavírus”.