Farmácia do Estado reorganiza atendimento

Farmácia do Estado reorganiza atendimento

Uma série de medidas foram tomadas pela Secretaria da Saúde (SES) para evitar o contágio do novo coronavírus nas dependências da Farmácia do Estado. Quem chega no local, na esquina da avenida Borges de Medeiros com a rua Riachuelo, no Centro Histórico de Porto Alegre, percebe, do lado de fora, faixas que mostram o espaço de 1,5 metro, para que as pessoas mantenham o distanciamento social enquanto esperam atendimento. Um estagiário orienta as pessoas que têm dúvidas e faz uma triagem na fila a cada 10 minutos, para evitar que alguém fique ali caso não seja necessário.

Um vigilante organiza a fila e a recepcionista chama cinco pessoas por vez, para não encher o espaço interno. Todos usando equipamentos de proteção adequados, como máscara e luvas. Avisos estão fixados nas portas e paredes, lembrando os presentes as regras básicas de segurança sanitária.

Pessoas com doenças crônicas e ou que baixam a imunidade estão no grupo de maior risco para a Covid-19. Esses têm atendimento prioritário extraordinariamente no 4° andar do prédio, espaço cedido pelo Ministério da Saúde.

Ações também foram realizadas para diminuir a necessidade dos usuários de se deslocar até a Farmácia, como prazos de validade de receitas médicas estendidos, dispensação para mais de um mês (clique aqui e veja quais remédios estão nesta lista), flexibilização da retirada por terceiros, renovação da continuidade de tratamento automática. Além disso, foi lançada recentemente a plataforma digital que permite a solicitação de 75 medicamentos pela internet.

No caso de retirada de medicamento por terceiros, se não for alguém da família, é preciso levar um documento próprio e do usuário (pode ser cópia ou foto), e uma declaração de autorização da retirada do medicamento, que pode ser escrita a próprio punho.

Serviço

Farmácia de Medicamentos Especiais
Avenida Borges de Medeiros, 546, Centro Histórico
Horário: segunda a sexta-feira, das 7h às 18h
Telefone: (51) 3901-1000