Faculdade de Passo Fundo transformará vodca em álcool em gel

Neste final de semana, o Laboratório de Arquitetura e Engenharias da IMED, de Passo Fundo, ganha uma demanda diferente. A faculdade, localizada no Norte gaúcho, transformará vodca em álcool em gel para doação, para ajudar na prevenção ao coronavírus.

A partir das bebida alcoólica, o professor Rudimar Pedro, que possui graduação em Química, irá iniciar uma produção de álcool em gel 70°. O inusitado é que a vodca, assim como o vinho e o licor, serve como matéria-prima para a produção do álcool etílico líquido e em gel.

Na produção, serão utilizadas garrafas da bebida apreendidas durante operações da Receita Federal. A estimativa é que o rendimento seja de até 700 litros de álcool em gel. O produto, efetivo na quebra da cápsula de gordura que protege o vírus, será distribuído para recicladores de Passo Fundo.

A professora Jéssica Flesch, coordenadora do curso de Engenharia Civil, recebeu as vodcas. “Estávamos pensando de que maneira poderíamos contribuir ainda mais no enfrentamento da Covid-19. Esse trabalho representa muito para as pessoas que estão em vulnerabilidade e acabam não tendo acesso ao álcool em gel para se proteger”, declarou a professora.

A ação em conjunto com a Receita Federal é uma das iniciativas da IMED para o enfrentamento e prevenção do coronavírus. “Tendo em vista a falta deste produto, principalmente para a população mais pobre, é muito importante esse movimento, pois representa o engajamento de uma Instituição de ensino e de órgãos públicos no combate dessa doença”, apontou Voner Luis Signor, assistente de delegacia na Receita Federal.