Covid-19: irmãos idosos têm alta após mais de 20 dias internados na Santa Casa

Irmãos idosos ganharam alta na Santa Casa após mais de 20 dias de tratamento contra a covid-19. Na manhã desta quarta-feira (29), Dário Carlos Petersen e Lila Yelda Petersen Dias da Costa, de 72 e 87 anos, respectivamente, tiveram alta do Pavilhão Pereira Filho da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Os irmãos, que moram na capital gaúcha, foram diagnosticados com o novo coronavírus em março, dias após terem passado por São Paulo ao retornarem de viagem ao Nordeste.

Eles permaneceram internado na instituição por 23 (Dário) e 20 dias (Lila), sendo parte do período em Unidade de Terapia Intensiva. E, a partir de amanhã, passam a integrar as estatísticas positivas dos curados da covid-19.

O médico dos irmãos Petersen, o pneumologista Luciano Corrêa da Silva, comemora a alta dos seus pacientes, relacionando o episódio com uma batalha, que teve um final feliz.

“A cura deste dois idosos é considerada uma vitória, pois Seu Dário possui algumas doenças pré-existentes, e a Dona Lila, possui uma idade ainda mais avançada”.

O especialista aproveita para fazer um apelo à sociedade: “Felizmente, o sistema de saúde no Rio Grande do Sul ainda não está sobrecarregado, portanto, é importante a sociedade manter o distanciamento social, a higiene pessoal e o uso de máscaras. Assim, as equipes de saúde terão cada vez mais boas notícias de cura nessa época desafiadora que o mundo está vivendo. Façamos todos a sua parte”, conclui Luciano.