Covid-19: estudantes criam sistema de pré-triagem de pacientes pela internet

Para auxiliar a população e o sistema de saúde no combate ao novo coronavírus, alunos e professores do curso de Medicina da IMED, de Passo Fundo, desenvolveram a Central de Teleorientação Médica. O serviço funciona por meio de videochamada e visa auxiliar a população em um sistema de pré-triagem, através de uma conversa com estudantes de medicina das fases finais (internato médico), sempre supervisionados por um médico-professor.

O paciente que desejar uma consulta deve enviar uma mensagem para o WhatsApp do serviço, que responderá com um link, por meio do qual será realizado o videoatendimento – não é necessária instalação de softwares específicos. Através da pré-triagem, o paciente será acolhido e orientado sobre a necessidade de ficar em casa ou buscar um atendimento médico presencial, de acordo com a gravidade do caso.

“Estamos com a proposta de usar a teleconferência, pois buscamos algo mais face to face, mais humanizado, para que o paciente possa ver quem está do outro lado e, dessa forma, passar mais tranquilidade para as pessoas, já que quem vai atender são os alunos do curso de Medicina dos últimos semestres, sob a orientação de professores médicos, que estarão aqui, 24 horas, tirando dúvidas tanto do aluno quanto do paciente. Serão em torno de 35 alunos, que farão parte tanto da nossa central de teleorientação quanto de um outro programa de matriciamento que estamos montando, que vai monitorar pacientes que estejam com os sintomas, mas não estejam hospitalizados”, explica o estudante do último semestre de Medicina Jefferson Cunha. Ele idealizou o sistema após acompanhar a liberação da telemedicina e da teleorientação em caráter de urgência.

O sistema começou a operar no dia 30 de março, com a expectativa de atender não só à população de Passo Fundo, onde funciona o curso de Medicina da IMED. Pessoas de qualquer lugar do Brasil podem ser auxiliadas, sendo necessário apenas solicitar atendimento pelo link.

“A gente acredita que, através da teleorientação, vamos conseguir diminuir a saída de casa das pessoas para buscar atendimento no posto de saúde ou na própria emergência dos hospitais. Aqui, vamos conseguir orientá-las, se devem ficar em casa naquele momento ou se devem procurar um atendimento médico presencial. Também estaremos sanando dúvidas, a pessoa não precisa necessariamente estar com os sintomas para solicitar o atendimento”, frisa o estudante Jefferson Cunha.

Como solicitar atendimento

1- Enviar um “Olá” para o link:

2 – O link direciona para o WhatsApp, no qual o paciente receberá uma mensagem pedindo para aguardar;

3 – Será enviado, pelo Whatsapp, um link que abre no navegador do smartphone/computador o site onde será realizada a videochamada;

4 – No site, será solicitado para colocar o nome;

5 – Após, o paciente deve permitir acesso ao microfone/câmera do celular (clicar no botão Request permissions e na opção permitir);

6 – Clicar em Knock para iniciar o atendimento.