Conceição e Clínicas atenderão somente casos graves de Covid-19 em Porto Alegre

A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre anunciou, na manhã desta quinta-feira (2), uma mudança no protocolo de pessoas com sintomas de síndrome gripal.

A SMS (Secretaria Municipal da Saúde) de Porto Alegre anunciou, na manhã desta quinta-feira (2), uma mudança no protocolo de pessoas com sintomas de síndrome gripal. A medida vale para os hospitais do GHC (Grupo Hospitalar Conceição) e o HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre).

Conforme a Secretaria, apenas pacientes com sintomas graves de síndromes gripais passarão a ser atendidos pelas instituições. O objetivo é destinar os hospitais ao atendimento exclusivo de casos de alta complexidade e estado crítico de saúde, com necessidade de internação.

Os outros tipos de atendimentos, a princípio, não sofrem alteração. No entanto, exames e cirurgias eletivas já haviam sido suspensas para evitar contágio e grande fluxo de pessoas nas unidades.

Medida semelhante já havia sido tomada em relação ao HPS (Hospital de Pronto-Socorro) e o HCR (Hospital Cristo Redentor), que pertence ao Grupo Conceição. Ambos foram preservados diante os atendimentos da Covid-19, pois têm fim específico, como o atendimento a pessoas politraumatizadas.

O que fazer se tiver sintomas gripais?

A orientação da SMS (Secretaria Municipal da Saúde) é que pessoas que tenham sintomas semelhantes a síndromes gripais procurem atendimento na atenção primária. Ou seja, nas UBSs (unidades básicas de saúde). Fora dos horários de atendimento, a avaliação poderá ser feita nas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimentos).

O GHC mantém uma tenda na avenida Francisco Trein, 326, no bairro Cristo Redentor. Chamada de “Central de Triagem Covid-19 do Grupo Hospitalar Conceição”, o local oferece atendimento diário das 8h às 22h para pacientes suspeitos de coronavírus, para avaliação de risco. Os que necessitam de internação são encaminhados para o Hospital Conceição, os que não têm gravidade recebem orientações para o retorno ao domicílio.

Tendas também estão instaladas no lado externo dos Prontos-Atendimentos Bom Jesus, Lomba do Pinheiro e Cruzeiro do Sul. Nesses três locais, o atendimento prestado nas estruturas externas correspondeu a 30% de todo o atendimento dos serviços, entre os dias 24 e 30 de março.