Coronavírus: frigorífico é interditado por tempo indeterminado em Passo Fundo

A unidade do frigorífico da JBS em Passo Fundo foi totalmente interditada, por tempo indeterminado, após  fiscalização da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho. O fato aconteceu na sexta-feira (24). A empresa se manifestou, no sábado, por meio de nota (leia abaixo).

O motivo da interdição, conforme o MPT (Ministério Público do Trabalho), é a possibilidade de o frigorífico ter se tornado um foco de coronavírus em Passo Fundo. A cidade é a segunda cidade do Rio Grande do Sul com maior incidência de coronavírus, com 73 casos confirmados e seis óbitos.

Ao menos 19 trabalhadores testaram positivo para a doença. Há pelo menos 15 outros trabalhadores sob suspeita de terem contraído a covid-19.

Ainda conforme o MPT, a empresa traz trabalhadores de várias cidades da região. E isso pode levar a contaminação para outros municípios. Para a empresa ser reaberta e voltar a operar, o frigorífico terá de adotar medidas de correção.

Nota da JBS

A assessoria de imprensa da JBS enviou nota para o Agora, refutando as afirmações feitas pelo MPT. Leia a íntegra:

A JBS refuta as informações do auto de infração e está confiante na segurança das medidas adotadas com o objetivo de prevenir o contágio da Covid-19 e proteger cada um dos seus colaboradores.

A empresa esclarece que os seus protocolos atendem em 100% as orientações da Secretaria do Trabalho (Ministério da Economia) para o setor frigorífico. Ao contrário do auto de interdição que extrapola o protocolo da Secretaria do Trabalho, as ações implementadas pela JBS estão totalmente amparadas em laudos e recomendações técnicas dos órgãos de saúde e de especialistas da área médica, incluindo a Consultoria do Hospital Alberto Einstein, contratado pela JBS para apoiar em todas as ações voltadas aos seus colaboradores na área de prevenção e segurança contra a Covid-19, conferindo ainda mais qualidade técnica e segurança aos protocolos implementados pela empresa e que incluem, entre outras ações:  

  • Desinfecção diária e periódica de todas as instalações da empresa; 
  • Medição de temperatura de todos os colaboradores antes de acessarem a unidade;
  • Afastamento das pessoas do grupo de risco;
  • Inclusão de novos EPIs para uso permanente, como introdução de máscaras acrílicas;
  • Obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção para 100% dos colaboradores, incluindo a área administrativa;
  • Adoção de medidas de distanciamento social;
  • Vacinação contra gripe H1N1 para todos os colaboradores, entre outras ações.

A proteção dos colaboradores sempre foi o primeiro objetivo da JBS, desde o início da pandemia da Covid-19. A empresa segue pautada por esse princípio e confia em que as atividades em Passo Fundo serão retomadas brevemente.