Começam as mudanças no trânsito da Anita Garibaldi

Começam as mudanças no trânsito da Anita Garibaldi

As obras de macrodrenagem do Arroio Areia provocam alterações de trânsito na rua Anita Garibaldi, no bairro Passo da Areia. A partir desta quarta- feira, 1º de abril, fica restrito o trânsito de veículos no trecho compreendido entre as ruas Líbero Badaró e a Tomáz Gonzaga. Na Anita Garibaldi, sentido Centro-bairro, a partir da rua Tomáz Gonzaga, fica permitido apenas o acesso local para moradores, até o bloqueio total na esquina da rua Dr. Paulo Franco dos Reis, que segue até a rua Desembargador José Bernardo de Medeiros.

No sentido contrário, bairro-Centro, o acesso local é permitido a partir da Líbero Badaró até o bloqueio da rua Desembargador José Bernardo de Medeiros. A rua Francisco Petuco, com bloqueio na esquina com a Anita Garibaldi, pode ser acessada a partir da rua Frei Henrique Golland Trindade ou avenida Plínio Brasil Milano. A avenida Mal. Andrea, também bloqueada a partir da Anita Garibaldi, passa a ter mão dupla na primeira quadra, até a rua Gen. Iba Mesquita Ilha Moreira, que também terá sentido duplo entre a avenida Mal. Andréa e a rua Desembargador José Bernardo de Medeiros, para o acesso de moradores.

Desvios – Os motoristas que desejarem se dirigir à região do Shopping Iguatemi, no sentido Centro-bairro, podem optar pela avenida Alvarenga em direção à av. Dr. Nilo Peçanha, ou através da rua Quatorze de Julho em direção ao Country Club, e av. Mal. Andrea em direção à Nilo Piçanha. Outra opção é através da rua Líbero Badaró para seguir pela rua Anita Garibaldi. Quem precisar acessar a região da avenida Assis Brasil pode seguir pela rua Eng. Alfredo Correa Daudt para chegar à Plínio Brasil Milano.

Já no sentido contrário, quem quiser se dirigir à avenida Carlos Gomes, deverá usar as ruas Líbero Badaró e Quatorze de Julho para chegar à Marechal Andrea e seguir pela avenida Nilo Peçanha, ou, se preferir, ir até a rua Tomaz Gonzaga para retornar o trajeto original da Anita Garibaldi.

Os condutores acostumados a acessar a rua Francisco Petuco para chegar à Nilo Peçanha através da av. Mal. Andrea, devem seguir pela av. Plínio Brasil Milano e rua Atanásio Belmonte, onde será implantado o sentido único até as ruas Líbero Badaró, Quatorze de Julho e av. Mal. Andréa até chegar à Nilo Peçanha.

As duas novas sinaleiras implantadas em janeiro para organizar a circulação, em decorrência dos desvios, permanecem no cruzamento da Anita Garibaldi com Líbero Badaró e outra no cruzamento da Quatorze de Julho com a Tomaz Gonzaga.

Linhas de ônibus – Permanecem os mesmos desvios implantados em janeiro das linhas 525 (Rio Branco/Anita/Iguatemi), B51 (Parque/Postão IAPI/Hospital Conceição) e B51.1 (Parque/Hospital Conceição/Postão IAPI):

Os ônibus da linha 525 que trafegam pela Anita Garibaldi em direção ao Shopping Iguatemi acessam a avenida Engenheiro Alfredo Pereira Daudt, Plínio Brasil Milano, Andaraí e Líbero Badaró para seguir pela Anita Garibaldi, André Arjonas Guillen e Luiz Cosme, ao retornar para o trajeto original. No sentido bairro-Centro, a partir da Anita Garibaldi, os ônibus seguem pela Líbero Badaró, Quatorze de Julho e Marechal Andrea até a Nilo Peçanha.

A linha B51.1, que chega pela rua Marechal José Inácio da Silva, acessa as avenidas Cristóvão Colombo, Plínio Brasil Milano e Andaraí para seguir pela Líbero Badaró, Anita Garibaldi, André Arjonas Guillen e Luiz Cosme. Já a linha B51, no sentido oposto, após a rua Luiz Cosme, segue pela André Arjonas Guillen, Anita Garibaldi e Azevedo Sodré, Andaraí e Líbero Badaró, para acessar a Plínio Brasil Milano em direção à Marechal José Inácio da Silva.

Lotação – No sentido Centro-bairro, a partir da Plínio Brasil Milano, os lotações das linhas 50.1 (Auxiliadora/Padre Chagas/Anita) e 50.11 (Auxiliadora/Anita) permanecem no trajeto através da av. Andaraí, Líbero Badaró e Anita Garibaldi. No sentido contrário, após a Anita Garibaldi, seguem pela Azevedo Sodré, Andaraí e Líbero Badaró para acessar a Plínio Brasil Milano em direção ao Centro.

Os bloqueios ocorrem em etapas para que haja o menor impacto possível, e são sinalizados com indicações sobre os desvios e ajustes que podem ser feitos conforme o avanço dos trabalhos.

Macrodrenagem do Arroio Areia – As obras de macrodrenagem do arroio Areia avançam na Capital. A obra de drenagem linear chamada C2 é a continuação da etapa C1, na região da avenida Anita Garibaldi, e contempla a execução de uma nova rede com cerca de 420 metros. Iniciada em janeiro, a intervenção tem investimento de cerca de R$ 4 milhões, está com 3,42% de execução e deverá beneficiar diretamente cerca de 30 mil habitantes dos bairros Boa Vista e Passo da Areia.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen, com base no Decreto 20.531, as obras públicas, como as da Macrodrenagem do Arroio Areia, seguem com amparo legal para execução. “Estamos seguindo todas as orientações e utilizando os equipamentos para proteção nas equipes de fiscalização de todas as obras como prevenção à Covid-19. Também emitimos comunicado às empresas contratadas para apresentar plano de ação elencando todas as medidas de segurança e higienização que serão tomadas para prevenção de seus funcionários e equipes, bem como salientamos o acompanhamento constante das medidas”, ressalta.

Iniciada em junho de 2018, a ampliação do sistema de macrodrenagem do Arroio Areia é o maior conjunto de obras de drenagem da história de Porto Alegre e tem investimento de R$ 107,2 milhões, obtido junto ao governo federal.