Começa nesta quarta-feira ampliação da testagem para Covid-19 em Porto Alegre

O espaço, na Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN), na Zona Sul de Porto Alegre, ficou pronto em menos de 30 dias e será exclusivo a pacientes da Covid-19 que necessitarem de internação de média complexidade.

A Prefeitura de Porto Alegre inicia, nesta quarta-feira (29), a expansão da testagem para Covid-19 com aplicação diária de até 580 testes do tipo PCR, o que vai qualificar a investigação sobre a extensão da pandemia na Capital. Além de pacientes internados e profissionais de saúde, a testagem incluirá trabalhadores das forças de segurança e salvamento (policiais, guardas municipais, bombeiros e integrantes das forças armadas) que atuam na assistência direta à população e todas as pessoas com mais de 60 anos que apresentem sintomas compatíveis com síndromes gripais.

De acordo com o prefeito Nelson Marchezan Júnior, o programa de testes “vai se espelhar no padrão de testagem da Coreia do Sul, referência mundial de enfrentamento ao coronavírus”. Marchezan ressalta que a ampliação do número de exames vai “oferecer estatísticas confiáveis para embasar estratégias de saúde, ampliar a segurança e assertividade das decisões sobre reabertura de setores econômicos e servir como ferramenta para comunicar a situação da pandemia na cidade aos 1,5 milhão de porto-alegrenses”.

Na tarde desta terça-feira, 28, Porto Alegre tinha 34 leitos de UTI ocupados com pacientes testados positivos para coronavírus, cerca de 5% do total de leitos adultos de terapia intensiva disponíveis na Capital. Este número atingiu o pico de 43 internados há mais de 20 dias.

“Achatamos a demanda por leitos em unidades de terapia intensiva, que é o divisor de águas entre o óbito com atendimento e o óbito sem condições de atendimento. No tratamento de coronavírus, atendimento hospitalar e leitos de UTI são decisivos”, afirma o prefeito.

Protocolos – Suspeitas de síndromes gripais em idosos, incluindo os residentes em instituições de longa permanência (ILPI), devem ser notificadas diante de sintomas como febre (temperatura maior ou igual a 37,8°C), tosse, dor de garganta ou dificuldade respiratória, principalmente se diferente do padrão usual. A notificação deve ser feita por enfermeiro ou médico da ILPI, se for o caso, ou mediante contato clínico com a nova central de acompanhamento de notificações de pacientes de risco.

Já o teste em profissionais da segurança seguirá os mesmos procedimentos aplicados aos trabalhadores da saúde. Após o atendimento em serviço, a suspeita deve ser notificada pelo médico que prestou assistência. Depois, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde farão a triagem e os casos eleitos para coleta de material para exame, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde, serão agendados.

Aquisição de testes – Entre os 580 exames diários para Covid-19 que serão realizados em Porto Alegre, estão incluídos os kits de testes que foram comprados pela prefeitura (300 PCRs/dia fornecidos pelo Peritos Lab, 150 PCRs/dia pelo Grupo Exame e 30 PCRs/dia pela Santa Casa) e os que serão feitos em parceria com o Hospital Moinhos de Vento (100 PCRs/dia). A cidade também dispõe de 14,7 mil testes rápidos, dos quais 10 mil foram adquiridos pela prefeitura e serão fornecidos pelo Laboratório Hilab, além dos 2,7 mil entregues pelo Ministério da Saúde e dos 2 mil doados pelo grupo Iguatemi.

Leitos no Vila Nova

Os porto-alegrenses agora têm à disposição mais 66 novos leitos clínicos para reforçar o tratamento contra a pandemia do coronavírus. O espaço, na Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN), na Zona Sul de Porto Alegre, ficou pronto em menos de 30 dias e será exclusivo a pacientes da Covid-19 que necessitarem de internação de média complexidade. As duas unidades (14 e 15), custeadas com R$ 3,5 milhões da prefeitura, receberam a visita do prefeito Nelson Marchezan Júnior nesta terça-feira, 28.

Para Marchezan, a colaboração com a associação é eficiente por trazer mais qualidade e agilidade no serviço público. Ele acrescenta que o impacto da pandemia nas finanças é grande, mas as reformas estruturais e o ajuste fiscal implementados desde 2017 permitiram ao Município ter dinheiro para priorizar algumas áreas neste momento.

“Fizemos um esforço para ampliar esses leitos, que ficarão como legado à população quando a pandemia acabar”, disse o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Nos últimos três anos, foram 341 leitos a mais no Hospital Vila Nova. Ao todo, a instituição conta com 506 leitos e atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda é o único hospital a transportar pacientes de pronto atendimentos com veículos próprios. “Esta ampliação representa o trabalho de muitos profissionais do poder público e da saúde no desafio de entregar melhores serviços a quem mais precisa durante um período tão delicado”, afirma o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer.

Referência em saúde – Uma das referências no cuidado a pacientes suspeitos de coronavírus, a Associação Hospitalar Vila Nova também administra oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) na Capital, além de gerir os hospitais da Restinga e Extremo Sul, Hospital de Charqueadas e Hospital de Taquara. Ainda é um dos seis locais com tendas para atender casos suspeitos da Covid-19. As estruturas funcionam no sistema fast-track, que agiliza o acolhimento, evita a circulação dentro do hospital e protege quem não tem suspeita da doença. Pacientes com necessidade de internação são encaminhados aos serviços hospitalares.

A tenda funciona das 7h às 19h, ao lado do setor de Emergência. Conta com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, profissionais da área administrativa e de higienização. A prefeitura reforça que pacientes com quadros gripais (febre e tosse, dor de garganta ou dificuldade de respirar) procurem postos de saúde ou tendas para avaliação.