Centro Social Marista Santa Isabel produz pão, sabão e máscaras para comunidade

Colaboradores do Centro Social estão produzindo cerca de 400 pães por semana, além de sabão em barra e máscaras feitas de TNT para distribuição entre as famílias da região.

Com as atividades suspensas desde o dia 17 de março, em função do coronavírus, o Centro Social Marista Santa Isabel (Cemasi), localizado na Vila Safira Nova, no bairro Mario Quintana, em Porto Alegre, está mobilizado unindo esforços para ajudar a comunidade carente da região.

O local, que atendia mais de 400 pessoas por dia, entre crianças, jovens, adultos e idosos é uma referência para a comunidade. Oferece suporte com psicólogo e assistência social, além de acolher os educandos no turno inverso ao da escola, oferecer cursos profissionalizantes como padaria, confeitaria e artesanato, e fornecer alimentação a todos os atendidos.

Na tentativa de seguir prestando auxílio para as famílias da região, os educadores do Centro Social estão produzindo pães, barras de sabão e máscaras de TNT para a distribuição na comunidade. Semanalmente, são produzidos 400 pães na padaria do Centro. As fornadas saem duas vezes por semana, nas terças e sextas; e as famílias retiram o alimento no local, entre 14h e 16h.

“A gente resolveu não ficar indiferente ao que eles estão passando e estamos tentando ajudar de alguma forma. O pão é uma ajuda às famílias que estão, em sua grande parte, passando por dificuldades e dependem de outras pessoas”, explica Carla da Silveira, coordenadora do Cemasi.

Os insumos para a produção dos pães são provenientes de doações. “Empresas parceiras, além dos nossos colegas da Rede Marista e pessoas dos mais diversos lugares estão se engajando na causa”, conta.

E, como forma de incentivar as famílias a manterem os hábitos de higiene tão fundamentais nesse momento, o Centro está produzindo e distribuindo sabão em barra, confeccionado a partir de óleo de cozinha. As entregas ocorrem no mesmo dia dos pães.

Além disso, a equipe do artesanato do Cemasi está produzindo máscaras de TNT. “Nós levamos as máquinas de costura na casa das colaboradoras para elas não terem que ir até o centro”, explica Carla. Até agora, já foram distribuídas mais de 300 máscaras para os moradores.

Educação para a comunidade

O Cemasi também está dando orientações às famílias sobre higiene das mãos e sobre o uso das máscaras. As informações são repassadas pessoalmente, sempre que as famílias se dirigem ao local. Outra iniciativa neste sentido, que deverá ser implementada nos próximos dias, é um carro de som. “Estamos organizando a gravação de uma mensagem para transmitir por meio de um carro de som, que irá circular pelas ruas da comunidade”, revela Carla.

Atendimentos sociais

Apesar de estar com as portas fechadas, o Cemasi segue realizando os atendimentos com psicóloga e assistente social três vezes por semana. Atualmente, são atendidas mais de 80 pessoas por dia. “A questão toda é não perdermos a audácia de São Marcelino Champagnat e ter coragem agir nesse contexto que está se apresentando para a gente”, acredita Carla.

Campanha Rede Marista

A Rede Marista lançou a campanha Ação Comunidades, que convida as pessoas a ajudarem com doação de alimentos, materiais de higiene ou em dinheiro. As entregas podem ser feitas nas unidades da Rede Marista. Saiba mais aqui.

O Centro Social Marista Santa Isabel (Cemasi) está localizado na região nordeste de Porto Alegre, na vila Safira Nova, no bairro Mario Quintana – região de vulnerabilidade social, com altos índices de criminalidade e violência, além de um dos piores indicadores relativos ao Índice de Desenvolvimento Humano do Munícipio.

Parceria entre as Irmãs Franciscanas e os Irmãos Maristas, o Cemasi é referência na comunidade em que está inserido. Integra a rede conveniada da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). A unidade atende, ao todo, cerca de 400 pessoas, incluindo crianças e jovens a partir de 6 anos de idade, que frequentam o local no turno inverso ao da escola, além de adultos e idosos. Oferece Curso Básico de Padaria e Confeitaria, além de artesanato.