Campanha incentiva lares temporários para animais

Campanha incentiva lares temporários para animais

Uma campanha, que foi bem aceita nos EUA, inspirou um grupo na Capital a implementar por aqui lares temporários para animais que precisam de um local para ficar. “Damos uma oportunidade de uma família aos animais e propiciamos uma experiência saudável a quem se voluntariar. É claro que se tem uma enorme expectativa que esses lares temporários se transformem em permanentes, mas se isso não for possível, buscaremos um novo lar e certos de que pelo menos foi uma tentativa”, afirma a psicóloga Lutiana Mott, mestre em Envelhecimento Humano.

Segundo ela, manter um vínculo afetivo com um animal pode despertar inúmeros sentimentos e emoções, o convívio pode trazer muitos benefícios e ser um importante aliado para combater a solidão, a ansiedade e até depressão, principalmente, nessa fase de isolamento.

“O convívio diário com um animalzinho pode despertar sentimentos de acolhimento, segurança, compromisso e responsabilidade, sendo para uma criança, adulto ou idoso, além de desviar a atenção de tensões do dia a dia, dando um novo ar à rotina diária, principalmente quando se está em confinamento em virtude do vírus Covid-19”.

Lutiana destaca que, atualmente, animais são usados até mesmo em tratamentos hospitalares e clínicas, já mostrando sua eficácia científica em inúmeras pesquisas com melhora significativa dos pacientes.

A jornalista Denise Lermen, residente na cidade de Flores da Cunha, atua há cinco anos como voluntária da Upeva (União Pela Vida Animal). “Fazer da minha casa um lar temporário foi, e continua sendo, uma experiência transformadora. Por afinidade, optei pelos gatos e por dedicação, acabei sendo reconhecida por isso. Na prática, tornou-se um grande exercício de ternura. Nem consigo dizer o quanto isso me faz melhor como ser humano”.

Para se voluntariar, faça contato:

Fones: Lutiana Mott (54) 99999.9910

Eneida: 51- 99302- 2380

Marcia Guedes: 51- 99269- 7113

Denise Lermen: (54) 98100-2864

Redes sociais:

Instagram: @GandhiPresente – @Cães_DonaMaria

Facebook: Facebook/Sítio da Eneida