Caixa acrílica que atua como barreira é doada pelo IFRS a órgãos de saúde

Um equipamento para ampliar a proteção de profissionais de saúde que atendem pacientes com a covid-19 está sendo fabricado nos laboratórios do CTA (Centro Tecnológico de Acessibilidade) do IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul), em Bento Gonçalves.

Trata-se de uma caixa em acrílico transparente que é colocada sobre a cabeça do paciente no leito hospitalar, chamada de “aerosol box”, e atua como barreira mecânica entre o médico ou enfermeiro e o paciente, reduzindo os riscos de contaminação com o novo coronavírus. As duas primeiras unidades elaboradas foram doadas para o Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves.

O médico do IFRS, Andrew Chaves Feitosa da Silva, conta que a barreira mecânica feita pela caixa é maior tanto para o médico quanto para a equipe de saúde em relação aos protetores faciais tipo face shields, servindo como um complemento na proteção.

A caixa é utilizada durante a entubação de pacientes que evoluam para a SARA (Síndrome da Angústia Respiratória Aguda) e necessitam de ventilação mecânica. Para que as mãos do médico possam chegar até a face do paciente, há duas entradas.

O equipamento vem sendo utilizado em unidades de saúde de diferentes países para combater a pandemia e começa a ser empregado também no Brasil.

Ao encontrar referências da aerosol box, o médico do IFRS compartilhou fotos e informações com os colegas do Comitê para Acompanhamento e Prevenção da Covid-19 do IFRS.

O grupo então solicitou a elaboração de um protótipo ao CTA, que já atuava na confecção dos protetores face shields e passou a dedicar-se também para a fabricação da aerosol box.

A equipe trabalha de forma remota ou em revezamento no laboratório, tomando os cuidados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Teste

Um protótipo foi submetido a testes no Hospital Tacchini no início do mês de abril, passou por ajustes de ergonomia e foi testado novamente, quando obteve a validação.

“O uso foi aprovado entre os médicos anestesiologistas e emergencistas do hospital, tanto na utilidade quanto na qualidade do material”, afirma Andrew.

Segundo o servidor do IFRS Bruno Kenji Nishitani Egami, coordenador da oficina de Tecnologia Assistiva do CTA, a confecção é relativamente simples e o custo do material fica em torno de R$ 200 por aerosol box.

“São utilizadas chapas de acrílico de 5mm, transparentes, e uma máquina de corte a laser. Após o recorte, as partes são unidas com cola específica para acrílico, faz-se a secagem, a higienização e as caixas são colocadas à disposição”, explica.

Como a mão de obra é voluntária e os equipamentos são cedidos pelo IFRS, têm-se o custo apenas do material. Para essa produção inicial, o CTA contou com a doação do Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) e do Adufrgs Sindical (Sindicato Intermunicipal dos Professores de Instituições Federais de Ensino Superior do Rio Grande Do Sul).

No momento, estão sendo confeccionadas mais 19 unidades, que serão destinadas a hospitais e unidades de pronto atendimento de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa e Porto Alegre.

Doações

A produção e a doação das aerosol boxes estão entre uma série de ações solidárias desenvolvidas por servidores e estudantes de diferentes unidades do IFRS.

Outros materiais como protetores faciais face shields, álcool 70% e batas hospitalares são elaborados e doados para órgãos públicos de municípios gaúchos.

No entanto, a produção necessita de insumos, e por isso o IFRS deu início a uma campanha de arrecadação de materiais ou doações de qualquer valor. Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem contribuir.

Para consultar as necessidades dos projetos do IFRS de auxílio no combate à Covid-19, basta acessar a página da Campanha no site do IFRS.

Para doações em valores, os interessados podem depositar ou fazer transferência para conta bancária da Fundação Escola-Empresa de Engenharia da UFRGS, parceira da iniciativa, que atua como agente de ligação entre a comunidade e o Instituto. Os dados são Banco do Brasil, agência 3798-2, Conta Corrente: 301.457-6, Fundação Empresa Escola de Engenharia da Ufrgs, CNPJ: 02.475.386/0001-13.

No momento do depósito/transferência, no campo “código identificador”, digitar o próprio CPF ou CNPJ. Contatos com o IFRS podem ser realizados pelo e-mail: [email protected].