BM aumenta Patrulhas Maria da Penha para reduzir violência contra a mulher

A Brigada Militar aumentou as Patrulhas Maria da Penha o número de municípios atendidos no Rio Grande do Sul.

No ano passado, o programa já estava presente em 46 cidades e, ao final de março de 2020, mais 38 municípios foram contemplados com unidades da iniciativa.

As Patrulhas Maria da Penha são a principal estratégia da Brigada para somar esforços com a rede de proteção estadual, que envolve várias instituições, na busca pela redução dos feminicídios e da violência contra a mulher no Rio Grande do Sul.

No primeiro trimestre de 2020, foram cadastradas 5.039 mulheres vítimas de violência, que passaram a ser visitadas pelos policiais militares. “Com o intuito de verificar se as medidas protetivas de urgência estão sendo cumpridas.”

As patrulhas realizaram 7.460 visitas, mantendo a rede de proteção atenta às situações consideradas mais graves.

Também foram realizadas 45 palestras de prevenção à violência doméstica. “Ferramenta considerada importante para encorajar mais mulheres a buscar ajuda e, assim, romper o ciclo de violência.”

Outro número significativo é o quantitativo de prisões de agressores: 42 no total, flagrados descumprindo medida protetiva de urgência.

O dado é ainda mais relevante por significar que, no primeiro trimestre deste ano, as vidas de 42 vítimas foram protegidas diretamente pela ação.

Estão previstas para serem realizadas, ao longo de 2020, outras edições das capacitações para policiais militares nas mais diversas regiões do Estado. “Buscando aumentar ainda mais a cobertura dos municípios gaúchos com a presença dessa ação de prevenção”, ressaltou o governo do Estado.

Confira a lista nos novos municípios:

São Sebastião do Caí
São José do Hortêncio
Harmonia
Tupandi
Bom Princípio
Feliz
Alto Feliz
Linha Nova
São Vendelino
Vale Real
Itaqui
Maçambará
Gramado
Canela
Santiago
Estrela
Colinas
64. Imigrante
Bom Retiro do Sul
Fazenda Vilanova
Carazinho
São Luiz Gonzaga
Palmeira das Missões
Novo Barreiro
São Pedro das Missões
São José das Missões
Boa Vista das Missões
Sagrada Família
Lajeado do Bugre
Três Passos
Bom Progresso
Esperança do Sul
Tiradentes do Sul
Frederico Westphalen
Rio Pardo
Pantano Grande
Cachoeira do Sul
Camaquã