Após exoneração de diretor da PF, Moro deve deixar o governo

Após exoneração de diretor da PF, Moro pode deixar o governo

O ministro da Justiça Sérgio Mouro convocou entrevista coletiva ás 11h. Há muita expectativa expectativa em torno da fala do ministro após o conhecimento da exoneração de Maurício Leite Valeixo do cargo de diretor-geral da Polícia Federal. A medida foi tomada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. O decreto com a exoneração de Valeixo está publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (24).

Na tarde de quinta-feira (23), o jornal Folha de S.Paulo chegou a publicar que o ministro havia pedido demissão do cargo por não concordar com a troca na cúpula da PF. Aleixo era o homem de confiança do ministro. Ele atuou na Operação Lava Jato em Curitiba.

No Twitter, o presidente Jair Bolsonaro frisou que a exoneração de Valeixo foi a pedido, como mostra a imagem abaixo que consta na rede social do presidente:

Em nota, na quinta-feira, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal e a Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal criticaram a ingerência do governo federal no órgão:

“A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e a Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol) acompanham, mais uma vez, notícias sobre uma possível substituição do Diretor-Geral da Polícia Federal. Novamente, vemos deputados, senadores, Presidente da Câmara e outras autoridades defendendo publicamente a autonomia da instituição. Bandeira que ajudou a eleger vários representantes do povo tanto no Executivo quanto no Legislativo.

Episódios como o de hoje ocorreram em diversas oportunidades, desde 2019, e inúmeras vezes durante pelo menos os últimos três governos. E pode voltar a ocorrer nos próximos meses ou futuros governos.

Essas especulações, infelizmente, prejudicam a estabilidade da Polícia Federal, a sua governança e colocam em risco a própria credibilidade na lisura dos trabalhos da instituição. O problema não reside nos nomes de quem está na direção ou de quem vai ocupá-la. Mas sim, na absoluta falta de previsibilidade na gestão e institucionalidade das trocas no comando.

Nos últimos três anos, a Polícia Federal teve três Diretores Gerais diferentes. A cada troca ou menção à substituição, uma crise institucional se instala, com reflexos em toda a sociedade que confia e aprova o trabalho de combate ao crime organizado e à corrupção.

Portanto, mais do que a defesa ou repúdio de eventuais nomes, a ADPF e a Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol) esperam que os parlamentares e as autoridades responsáveis aprovem as propostas no Congresso Nacional que estabelecem mandato ao Diretor Geral da Polícia Federal e autonomia ao órgão. Somente tais medidas irão proteger a PF de turbulências e garantir a continuidade do trabalho de qualidade prestado ao Brasil.

Brasília-DF, 23 de abril de 2020.

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF)

Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol)”