Aplicativos inovadores de estudantes gaúchos são finalistas em concurso

Aplicativos inovadores de estudantes gaúchos são finalistas em concurso

O Rio Grande do Sul é representado por dois aplicativos finalistas da 8ª edição do Campus Mobile, concurso de inovação e empreendedorismo, realizado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). O Objetivo é estimular os estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população.

O ALMA é um aplicativo que atua em conjunto a um hardware usado para facilitar o monitoramento em cirurgias de fístulas arteriovenosas, procedimento cirúrgico para interligar veias e artérias, aumentando com isso a pressão sanguínea em pacientes que fazem hemodiálise. A solução foi criada pelas estudantes Jaqueline Dahmer Steffenon, Márcia Cunha dos Santos e Carolina Rosa Kelsch, da Universidade do Vale do Rio do Sinos.

A tecnologia proposta tem como público-alvo pessoas com doença renal crônica em tratamento de hemodiálise, além de hospitais, clínicas e sistemas de saúde que podem vir a prover a tecnologia para seus pacientes.

Concorrendo na categoria de Educação, o aplicativo Mindland – A jornada do aprendizado tem como principal objetivo introduzir o conceito de pensamento computacional para crianças por meio de exercícios lógicos e matemáticos de maneira lúdica e interativa. O app foi criado pelos estudantes Guiherme Piccoli, da PUC-RS, Saulo Gustavo Busetti, da Faculdade SENACRS, e Gustavo Igor Gonçalves Travassos, da Unisinos.

Vale do Silício

Cada aplicativo concorre com outros dois projetos em suas respectivas categorias do Campus Mobile. Ao todo são 18 projetos finalistas divididos em seis categorias: Saúde, Diversidade, Smart Cities, Smart Farms, Educação e Games. Os vencedores do concurso serão premiados pelo Instituto Claro com uma viagem ao Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, para uma imersão nas principais empresas de tecnologia do mundo. O resultado, com a indicação dos vencedores, será divulgado no mês de maio. Conheça todos os finalistas no portal https://www.institutonetclaroembratel.org.br/nossas-novidades/conheca-os-projetos-selecionados-para-a-8a-edicao-do-programa-campus-mobile/