Agentes retomam trabalho de vacinação contra gripe nesta quarta-feira

A vacinação contra a gripe, que vinha sendo realizada pela Secretaria da Saúde, retornará nesta quarta-feira (22). Os drive thrus não estarão em atividade nesta semana.

Quem se acostumou a ver movimentação próxima aos postos de saúde de Porto Alegre percebeu as ruas ainda menos movimentadas neste feriado de Tiradentes. A vacinação contra a gripe, que vinha sendo realizada pela Secretaria da Saúde, retornará nesta quarta-feira (22). Os drive thrus não estarão em atividade nesta semana.

Ao todo, a pasta contabiliza 210,4 mil idosos prevenidos contra a gripe, número acima do previsto pelo Ministério da Saúde. Todos os 89 mil profissionais da saúde da Capital já estão vacinados para que assim possam realizar o trabalho sem contrair ou transmitir a doença.

Na próxima fase de vacinação, a prioridade fica para quem possui doenças crônicas não transmissíveis – diabéticos, hipertensos, com doenças respiratórias ou cardíacas, além de trabalhadores de serviços essenciais como caminhoneiros, portuários, motoristas e cobradores de transporte coletivo.

A vacinação pode ser realizada tanto em farmácias, quanto nas UBSs (unidades básicas de saúde). Nos casos de crianças com doenças crônicas, é obrigatória a ida ao posto para o acompanhamento do calendário de vacinação.

Os idosos e trabalhadores de saúde ainda podem comparecer nos pontos de vacinação até 22 de maio, quando termina a campanha nacional. Já os grupos desta segunda fase possuem outro calendário para a realização da vacina.